• Carregando...
 | Roberto Custódio/ Jornal de Londrina
| Foto: Roberto Custódio/ Jornal de Londrina

Astronomia

A pequena cidade de Pitanga, com 32 mil habitantes, no Centro-Oeste do Paraná, receberá entre amanhã e sexta-feira o 50º Encontro Regional de Ensino de Astronomia (Erea). O evento ocorrerá no Centro de Eventos do Lago. Durante o programa, especialistas vão realizar oficinas e palestras sobre as diferenças entre os tamanhos dos planetas, as estações do ano, as fases lunares, os eclipses e ainda ensinarão a construir foguetes de garrafa pet. Idealizado pela coordenação da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), o evento conta, em média, com 120 professores por edição. Ao todo, quase 6 mil educadores já tiveram a oportunidade de ter acesso às informações atuais sobre a astronomia, além de aprender sobre métodos divertidos para despertar o interesse dos alunos em sala.

No interior do estado, o Movimento Londrina Pazeando está completando 14 anos na terra vermelha. A organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) foi criada por um grupo de londrinenses depois que a Organização das Nações Unidas (ONU) fez uma declaração sobre a definição de cultura de paz, em 1999, e a necessidade de disseminar práticas baseadas no respeito à vida. Desde então, palestras, debates e campanhas foram desenvolvidos na cidade, com apoio de entidades. Uma das ações mais conhecidas é o Abraço no Lago Igapó (foto), que reúne mais de 3 mil pessoas. "A construção de cultura de paz está ligada à ideia de sustentabilidade. Não será possível continuar no planeta sem mudar nosso jeito de viver", diz o coordenador do movimento, Luís Cláudio Galhardi.

Pazeando II

A criação do selo "Quem se importa", parte da luta contra a venda de armas de brinquedo, foi iniciada pelo Londrina Pazeando em 2011 e ainda ganha repercussão Brasil afora. Segundo o movimento, cerca de 50 estabelecimentos aderiram à campanha contra a comercialização, desenvolvida em apoio a uma lei municipal. A iniciativa acabou inspirando a criação de leis semelhantes, em São Paulo e no Distrito Federal. No Paraná, projeto também tramita na Assembleia Legislativa. Há seis anos, do Pazeando nasceu o Conselho Municipal da Cultura de Paz (Compaz), composto por membros da sociedade civil e do governo. Uma semana voltada especialmente à discussão da cultura de paz no município foi instituída ainda por lei. Neste ano, a 14ª Semana da Paz de Londrina está programada para acontecer de 20 a 28 de setembro.

Strudel baiano

Por meio do edital do Ministério da Cultura voltado para eventos na Copa do Mundo, a pesquisadora curitibana Juliana Reinhardt conseguiu financiamento para o projeto "Oficina Doces Tradicionais Alemães". Juliana, que é historiadora e nutricionista, fez sua tese de doutorado sobre as tradições culinárias de alemães em Curitiba. A oficina de doces alemães será ministrada pela doceira curitibana Rosamaria Lohman Konieczniak. Como um dos objetivos do edital é promover trocas culturais, o curso será realizado em Salvador, nos dias 3, 4 e 5 de julho, no Centro Universitário Estácio da Bahia.

De ativista a candidato

O cicloativista Jorge Brand (Goura Nataraj), coordenador da organização de defesa da bicicleta CicloIguaçu, de Curitiba, anunciou nesta semana que está deixando o trabalho na associação para colocar seu nome à disposição como pré-candidato a deputado federal. A plataforma política inclui lutar por: políticas de amparo e empoderamento da mulher gestante, a fim de eliminar a violência obstétrica; prioridade do transporte coletivo sobre o individual e garantias para o livre ir e vir dos pedestres e ciclistas; e proteção à natureza.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]