• Carregando...

Resposta

• De acordo com a Secretaria Municipal de Obras Públicas e o Ippuc, o calçamento ao redor da Arena é de responsabilidade do Clube Atlético Paranaense e não faz parte das obras que a prefeitura está tocando ao redor do estádio e na Praça Afonso Botelho. "As obras de calçamento são sempre de responsabilidade do proprietário, com algumas exceções de casos de obras viárias, como anéis viários, nos quais há previsão para mudança de calçamento. Não é o caso", afirmou por e-mail a assessoria de imprensa da Secretaria de Obras.

24 quadros por segundo

"Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar."

A frase saiu do famoso seriado Chaves e foi dita pelo personagem Seu Madruga. A contribuição foi enviada pelo leitor Davi Kamaroski.

A operação "troca calçada" continua a mil pela cidade, em especial no entorno da agora incerta subsede da Copa do Mundo, a Arena da Baixada, na divisa dos bairros Água Verde e Rebouças. Apesar de todos os argumentos em prol da mobilidade, difícil não amargar a sensação de desperdício a cada nova troca de piso. O problema era dos eternos granitos antigos – agora trocados por porosos e frágeis tijolinhos de cimento – ou da manutenção? Em áreas da cidade – como na Rua Buenos Aires – onde bons calceteiros trabalharam, a condição das calçadas é excelente, inclusive para cadeirantes e idosos. Já dos novos revestimentos não se pode dizer o mesmo: basta um caminhão de mudança estacionar ali para que se quebrem. As manutenções, verdade seja dita, seguem o modelo antigo – são bem mais ou menos.

Operários do Batel

Na época em que foi fundado, o hoje nobre Batel, em Curitiba, era um bairro meio residencial, meio industrial. Grandes fábricas estavam instaladas na região, o que motivou os curitibanos Othilio Shutz, Roberto Sena e Benemérito João de Milo a criar, 110 anos atrás, a Sociedade Beneficente dos Operários do Batel. Conta-se que lá não se discutia apenas assuntos profissionais. A entidade promovia bailes de carnaval e de gafieira, além de ser sede de um time de futebol. Com o tempo, a Sociedade foi se desfazendo, até que o salão começou a ser arrendado para outras atividades. Há pouco tempo o prédio passou por uma grande obra (foto), preservando sua fachada original. Feita a reforma, o objetivo agora é resgatar histórias daquela época.

...Para isso, foi criado o blog Novos Operários do Batel. Os curitibanos poderão enviar sua história ou fotos para contato@novosoperariosdobatel ou publicar nas redes sociais utilizando a hashtag #novosoperarios. Mais informações: www.novosoperariosdobatel.com.br Sem vagas Ele não é motociclista, mas diz se sensibilizar com a situação de quem está sobre duas rodas e não encontra lugar para estacionar nas vias públicas de Curitiba. O leitor Jorge Celestino Buso cita como um dos pontos complicados o trecho da Rua Camões em frente ao Polloshop, no Alto da Rua XV. "Naquela região há constantes atritos entre motociclistas e motoristas. Há muitas motos e poucos espaços próprios para elas", diz. Programação infantil A partir de amanhã e até sexta-feira, o espaço FTD Digital Arena, no campus Prado Velho da PUCPR, terá programação especial de férias para o público infantil. O filme Recife Encantado será exibido às 14 horas. Já o filme Galileu terá sessão às 16 horas. A programação conta com oficinas de entretenimento educacional criadas especialmente para estimular a criatividade. Os ingressos custam R$ 24 para a sessão de filme e a oficina. Mais informações: www.ftddigitalarena.com.br

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]