• Carregando...
 |
| Foto:

O projeto paranaense "Ação Integrada para o Letramento", desenvolvido no Colégio Estadual João Gueno, do bairro São Dimas, em Colombo, é um dos quatro vencedores do Prêmio Vivaleitura, promovido pelos ministérios da Cultura e da Educação e pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação.

Criada em 2005, a premiação destaca iniciativas criativas de estímulo à leitura, desenvolvidas dentro e fora do sistema escolar. A edição de 2014 tinha 20 finalistas em todo o Brasil – três do Paraná. O "Ação" nasceu de uma parceria do colégio, por meio da professora de Português Érica Rodrigues, com as pesquisadoras Elisa Dalla-Bona e Lúcia Cherem – da UFPR.

Durante dois anos, Elisa e Lúcia trabalharam a leitura literária e a leitura em sociedade – a partir de um projeto de leitura em voz alta para idosos, entre outras atividades. O objetivo era avançar nas práticas de leitura entre adolescentes.

Autora em pessoa

Divulgação

Uma das experiências resultou numa troca de e-mails com a escritora underground Índigo. Na sequência, os alunos de 6ª e 7ª séries produziram blogs sobre as próprias leituras, novos textos, cartas. Em setembro passado, Índigo (no balanço) veio conhecer seus leitores de Colombo (foto). Passou um dia com os estudantes do "João Gueno", o que selou o vínculo com a autora de A maldição da moleira – livro que desencadeou toda essa conversa. "Não se trata de um método ou coisa assim. Foi acontecendo", diz Érica. A equipe ganhou prêmio de R$ 25 mil, que será todo investido no "Ação Integrada". "Faremos uma reunião para definir nossas próximas ações", festeja a professora.

Dia do Migrante

Uma mobilização será feita hoje em Curitiba, na Boca Maldita, das 10 às 14 h, para marcar o Dia Internacional do Migrante. Haverá uma tenda para orientações, exposição de materiais produzidos pelas organizações e entidades que trabalham com o tema da migração, além de apresentações culturais e artísticas. O evento é promovido pela Comissão de Direitos dos Refugiados e Migrantes da OAB Paraná, prefeitura de Curitiba, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e ONG Casa Latino Americana (Casla) de Curitiba.

Preservação

O que falta para garantir a preservação, da melhor forma possível, de parques e reservas? As principais necessidades de quatro unidades nacionais de conservação do Litoral do Paraná foram identificadas por ONGs ambientais e o levantamento será entregue hoje ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Entre as prioridades estão a elaboração de planos de manejo – nenhuma das áreas tem o documento, que apresenta, por exemplo, quais são as características da fauna e da flora e como devem ser as regras de uso – e a intensificação das fiscalizações. O documento foi elaborado pela Fundação Grupo Boticário em parceria com a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), o Mater Natura Instituto de Estudos Ambientais e a Associação Mar Brasil.

De novo?

Aramis de Macedo Secundino

Nem bem a Gazeta do Povo publicou que voluntários restauraram a pintura do Belvedere (a matéria foi divulgada na última sexta-feira), e os pichadores já deixaram novas marcas no imóvel histórico. A foto dos rabiscos foi enviada pelo leitor Aramis de Macedo Secundino. "Nenhuma autoridade assume nem policia nossos espaços e monumentos!", critica Aramis. A parte externa do prédio, localizado na Praça João Cândido, no bairro São Francisco, em Curitiba, foi pintada por trabalhadores de um projeto chamado "Mãos Amigas".

Colaboraram: José Carlos Fernandes e Katia Brembatti.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]