i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Wilson de Araújo Bueno

Rischbieter e seus dois anjos 1

  • Porwilsonbueno@brturbo.com.br
  • 25/10/2013 21:06
Em grandiosa recepção black tie, no Clube Curitibano, celebraram-se os 15 anos de Gianne Macedo Goedert, primeira à esquerda, que tem a companhia dos pais, Augusto e Giselle “Macedo” Goedert, e a irmã, Giulianne Goedert | Divulgação
Em grandiosa recepção black tie, no Clube Curitibano, celebraram-se os 15 anos de Gianne Macedo Goedert, primeira à esquerda, que tem a companhia dos pais, Augusto e Giselle “Macedo” Goedert, e a irmã, Giulianne Goedert| Foto: Divulgação
  • Nos salões do Clube Curitibano, o presidente Joaquim Miró e sua elegante Maria Cristina compunham a lista de convidados dos 15 anos de Gianne Macedo Goedert
  • Na comemoração dos 25 anos de promulgação da Constituição, o ex-ministro Luiz Carlos Borges da Silveira (d.) recebeu, em Brasília, de Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara, a Medalha Assembleia Nacional Constituinte. Borges da Silveira está no comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Palmas, Tocantins
  • Referência mundial em Etiqueta e Imagem, Lula Kiah (c.) atraiu expressivo grupo da sociedade para as palestras que ministrou no último fim de semana no Hotel Bourbon. Na foto, ela tem a companhia de Rosicléia Polatti Cordeiro e Laila Vezozzo, a First Lady da hotelaria paranaense

Com o desaparecimento de Karlos Rischbieter, é inevitável que se recorra a verdades nem sempre muito bem ressaltadas para explicar a vida de homens como o ex-ministro, incomparável propulsor do Paraná moderno. Nessa linha, por exemplo, são visíveis as presenças de duas mulheres na trajetória de Rischbieter: em primeiro lugar, Franchette, com quem construiu a primeira família (incluindo Luca e Monica) e as bases de sua carreira; e, nos últimos anos, a impressionante Rosita Beltrão Rischbieter. Impressionante é o adjetivo certo para Rosita, que foi estímulo, apoio e suporte aos difíceis últimos anos de Karlos.

Rischbieter e seus dois anjos 2

Dizer que por trás de grande homem há sempre mulher também notável seria repetir simples clichê. No caso de Rosita, o que tivemos a acompanhar os últimos 21 anos de Rischbieter foi uma mulher muito singular. É aquela história: não se compara o incomparável. Rosita, sempre jovial, dona de porte, trato e elegância únicos, foi o segundo anjo na vida do enorme Rischbieter. Dela se pode ir muito além de mostrá-la como exemplo de refinamento na sociedade tradicional e exigente. Mais que isso: tem a classe e a formação recebidas dos tradicionais educandários de origem francesa e, sobretudo, trouxe do berço o nome Beltrão, raiz familiar que tem tudo a ver com a história e grandes momentos de Curitiba, e onde o pai foi prefeito. Acho que um simbólico e bem visível marco desse anjo Rosita foi aquele que ela deixou repousando no esquife do ex-ministro: uma orquídea branca e rosa. Elegantíssima e expressiva a flor lá estava a se despedir do grande vulto que Santa Catarina deu ao Brasil. Eloquente como Rosita, num silêncio fertilíssimo. Foi o derradeiro presente da dama ao marido levado pelo anjo da Morte. Flor do adeus, que Rosita colheu do orquidário que cultiva com especial dedicação. Como prova de amor, Rischbieter escreveu e ilustrou a obra Outonal, um romance, lançado em 2011, que se passa na região francesa da Provence, no qual a heroína Isabella é claramente inspirada em Rosita.

Superprograma em Nova York /// Festa da Cerveja

É para empolgar os mais exigentes melômanos a programação cultural que o grupo organizado pelas musicistas Clarice Miranda e Liana Justus terá pela frente, a partir de 5 de novembro, em Nova York. Josethe Rego Hauer, Marlene Camargo, Lenita Izique, Cleís Ribas, Elizabeth Bacellar, Vania Viaro, Maria Alice Avelar, Raggy Borgomanero, o casal Edith e Evelásio Martins, entre outros, assistirão a grandes nomes do cenário internacional como o tenor Roberto Alagna, o maravilhoso barítono russo Dmitri Hvorostovsky, o violinista americano Joshua Bell, a pianista chinesa Yuga Wang. Constam ainda da espetacular programação, as três principais orquestras norte-americanas: de Nova York, Filadélfia e San Francisco. /// Exaltando a tradição alemã, o Clube Curitibano reedita a 53ª Festa da Cerveja, na sede Concórdia, neste sábado, às 20 h. /// O ex-governador Mario Pereira e Marlene marcavam presença sábado na feijoada do Hotel Bourbon. Anotadas, lá, também, as sras Violete Calixto e Gisela de Paula. Ao fundo, o duo Guto e Andréa, craques em MPB e bossa nova, que comemora 10 anos de reconhecida afinação naquele cinco estrelas. /// Na próxima quinta-feira, 31, os cumprimentos de nova idade circulam para Marcelo Lupion, comandante do Castelo do Batel. Aquele majestoso espaço de eventos, pelo 7º ano consecutivo, entra na lista dos Melhores do País do Prêmio Caio de Alcântara Machado. A premiação, em noite de gala, ocorrerá dia 10 de dezembro, em São Paulo. /// Bomba o blog, www.eternasquarentonas.com.br, que tem o comando de Celinha Buschle. No cast de parceiros, destacados profissionais de várias áreas, como Victor Gonçalves, Julia Loyola, Kátia Reichmann, Sergio Valliati, Thays Ferrão, Rosane Buschle, Bianca Domakoski e Fátima Rielli. /// A China com o requinte de sua arte e cultura motiva o décor by Jayme Bernardo da vitrine da Artefacto, com inauguração, dia 27 de novembro. O address, comandado por Ingrid Moskalewski, um banho de bom gosto com sua linha de mobiliário, surpreende também pela qualidade de suas peças decorativas e artísticas, em que sobressai uma gravura digital do aplaudido Carlos Eduardo Zimermann. /// Com almoço oferecido pelo casal Antonieta e Hélio Campos, no último sábado, foi comemorado o noivado dos jovens Stefania de Azevedo Fraletti e Guilherme Macul Baggio Pereira. A atração musical do evento foi o empresário paulistano Claudio Maksoud, casado com Maria Eduarda Merhy, prima da noiva, que encantou ao piano e pela voz. Os noivos são filhos de Daisy Andrade Azevedo e Paulo Beltrão Fraletti; Silvia Macul e Cesar Baggio Pereira. Os elogiados doces traziam a grife Simone Nejm e Paty Piva, esta de São Paulo.

REFLEXÃO

"Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas cousas não há lei." (Gálatas 5:22-23)

"Agir na cólera é o mesmo que içar a vela com tempestade." (Eurípedes)

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.