i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Covid-19

Como a palavra “ciência” ganhou conotação política no Brasil

  • Por Leonardo Desideri
  • Brasília
  • 17/01/2021 21:43
Governador de São Paulo, João Doria.
O governador de São Paulo, João Doria.| Foto: Governo de SP/Divulgação

"Dia histórico para a ciência brasileira. A Anvisa acaba de aprovar por maioria o uso emergencial da vacina do Butantan. Vitória da ciência", disse João Doria após a aprovação da Coronavac pela Anvisa, neste domingo (17). "A data de hoje entra pra história. Venceu a ciência", comemorou o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ). "Xô trevas. Xô negacionismo. Xô charlatões. A luz da CIÊNCIA chegando via Butantan e Fiocruz!", afirmou o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Há meses a ciência se tornou fonte de antagonismos ideológicos e peça do jogo político no Brasil. Mas, nos últimos dias, com as polêmicas e confusões em torno da vacinação contra o coronavírus, esse fenômeno ganhou ainda mais força.

Não só Doria, Maia e Mandetta, mas também celebridades como Felipe Neto e Luciano Huck insistem na palavra "ciência" para se contrapor ao chamado "negacionismo científico". Enquanto isso, muitos acusam essas personalidades de praticarem demagogia usando a ciência como plataforma.

No último dia 9, por exemplo, depois que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) cobrou alguns documentos para a aprovação da Coronavac, o secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchtey, fez uma afirmação controversa em uma entrevista: “Não é hora de nós sermos tão cientistas como estamos sendo agora”. A declaração foi recebida com ironia por críticos do governador de São Paulo, João Doria, que, para se opor a Bolsonaro, costuma dizer que está do lado da ciência.

No dia 13, Doria voltou a falar em ciência para antagonizar com bolsonaristas e pedir a aprovação da Coronavac: “Renomados cientistas declararam sua satisfação com a apresentação dos estudos clínicos de segurança e eficácia da vacina do Butantan. O apelo da ciência é pelo fim da politização e início da vacinação”, disse ele.

Como a polêmica sobre a ciência começou

A palavra “ciência” e suas derivadas se tornaram peças do jogo político no Brasil desde que, nos primeiros meses da pandemia, o então ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, insistiu em seu uso para mandar indiretas para Bolsonaro. “Vamos nos mover pela ciência”, anunciou Mandetta em março. “Ciência, ciência. Não vamos perder o foco”, disse em abril. No fim do mesmo mês, após deixar a pasta da Saúde, o ex-ministro falou que Bolsonaro exonerou a ciência ao demiti-lo.

A insistência de Mandetta em posar como representante da ciência foi criticada até por cientistas, e o mantra, que passou a ser repetido por outras figuras, tornou-se objeto de ironia. Apoiadores de Bolsonaro nas redes sociais começaram a escrever a palavra "ciência" cheia de és e de enes, tentando espelhar o sotaque do ex-ministro. Mais recentemente, o principal alvo dessa ironia se tornou Doria, que quis tomar para si o papel de representante da ciência.

“Compras em Miami sem máscara, desgovernador? E a ‘CIÊÊNNCIA’???”, perguntou a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) no fim de dezembro, quando Doria foi flagrado sem máscara numa loja na cidade norte-americana.

Outras figuras públicas que assumiram o mesmo papel também viraram alvos, como o biólogo Atila Iamarino. “Seria a ‘ciência - ciência - ci-ênnnnn-cia’ aliada ao ‘autoritarismo do bem’ em prol do fascismo (do bem) sanitário?”, questionou a advogada Claudia Wild em um tuíte recente com milhares de curtidas. A publicação fez referência a um artigo de Iamarino no jornal Folha de S.Paulo intitulado "Autoritarismo necessário", em que o autor defende a adoção de políticas públicas coercitivas para a vacinação.

O deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), que também usou a palavra ciência como plataforma, foi outro alvo. No começo de janeiro, quando se anunciou a eficácia de 78% da Coronavac, ele afirmou: “Vitória da Ciência com C maiúsculo. Dia triste para os negacionistas. A vacina é o nosso passaporte para retomar a vida normal, salvar vidas e fazer a economia voltar a crescer”. “Vocês mataram a palavra ciência”, respondeu um usuário do Twitter.

Vida social não pode ser abarcada pelo método científico, diz filósofo

Para o filósofo Francisco Razzo, colunista da Gazeta do Povo, a polêmica em torno da ciência se dá, em parte, porque alguns cientistas opinam em excesso sobre temas que extrapolam sua área de expertise, sem estabelecer as fronteiras adequadas entre os saberes.

“A confusão que se dá hoje no debate público é que os cientistas assumiram um engajamento explícito e se apresentam como a palavra final a respeito de todas as coisas, inclusive do comportamento humano. Isso não é uma crítica ao trabalho científico, mas a essa postura específica, que não é uma postura salutar. O cientista passa a se autocompreender como alguém que também pode guiar decisões de natureza política, e a gente sabe que não pode ser assim. As decisões de natureza política passam por outro tipo de reflexão: sobre o que é justo, o que é correto, o que é bom para a sociedade”, afirma Razzo.

A tendência ao reducionismo científico – isto é, à ideia de que a explicação de todos os fenômenos do mundo poderia se reduzir ao âmbito da ciência – tem raiz em uma ideia sobre a ciência que começa na modernidade, especialmente a partir do século 19.

Na concepção clássica de Aristóteles, a ciência, como explica Razzo, buscava simplesmente compreender o mundo por meio da racionalidade e da experiência, chegando a “conhecimentos universais e necessários”, ou seja, a princípios gerais sobre a realidade que sempre valeriam para todos os casos semelhantes. Nessa perspectiva, a ciência era uma atividade puramente contemplativa e teórica, para compreensão da realidade.

Na modernidade, a ciência deixa de ser vista como uma atividade meramente teórica, e desponta a ideia de que cabe ao cientista não só conhecer, mas também transformar o mundo. “Os cientistas passam a se autocompreender como aqueles que podem trazer melhorias, aperfeiçoamento e progresso para o mundo social”, diz Razzo. “Na perspectiva moderna, em um arco que passa por positivistas como Augusto Comte, o cientista substitui o sacerdote, e a ciência passa a representar uma espécie de solução terapêutica para os males do mundo. O positivismo coloca os cientistas como verdadeiros sacerdotes. Ele vê os cientistas substituindo o papel do religioso, do filósofo.”

Essa compreensão de ciência, segundo Razzo, tem prevalecido hoje em dia em muitos casos. Trata-se, no entanto, de uma concepção que não reconhece as limitações do método científico, “cujo horizonte é sempre um objeto específico, um recorte”, e não a realidade como um todo.

“A construção da vida social e das leis sociais não se dá, a rigor, por essa forma de construir conhecimento. A nossa vida social, ética e política não faz a pergunta por leis que são necessárias e extraídas do método científico. As normas que regulam nossa vida social e ética são extraídas de uma reflexão de seres racionais que se perguntam como é melhor viver. Não é objeto da ciência considerar o que é justo e injusto. Quando o cientista se atreve a dizer o que é justo e injusto, ele avançou um sinal daquilo que a sua metodologia o limita a fazer”, explica o filósofo.

Para exemplificar, Razzo lembra qual deve ser a conduta de um médico diante de um paciente que precisa amputar a perna para sobreviver.

“Eu vou a um médico. Se o médico diz que eu tenho que amputar a perna, a decisão de amputar a perna não é do médico. A recomendação pode ser do médico. Ele pode dizer: 'A doença é assim e necessariamente vai te levar à morte. Vai ser preciso amputar a perna.' Só que a decisão de amputar a perna não é do médico. É de alguém que justifica sua vida mediante a concepção que ela tem do que é a boa vida. Essa ideia de que o cientista decide a moralidade e a ética de uma sociedade é equivocada. (...) O significado do sofrimento não é um problema científico. A ciência não dá conta de tudo”.

Cientistas apresentam visões distintas sobre o uso da palavra ciência

Cientistas de diversas áreas consultados pela Gazeta do Povo têm visões diferentes sobre a aplicação da palavra ciência nos últimos tempos.

Para Marcelo Hermes, professor de bioquímica da UnB, há um uso abusivo dessa palavra durante a pandemia. “Estão esgarçando a palavra ciência, a ponto de que vai chegar um momento em que a população não vai acreditar na ciência”, diz.

Hermes conta que, no início da pandemia, ele e alguns colegas começaram a usar o termo “cientocracia” para falar da mistura entre a ciência e a burocracia científica. Na opinião dele, havia excesso na exigência de formalidades para a aprovação de certos estudos, o que não convém no contexto de uma pandemia.

Para Hermes, as opções ideológicas acabam conduzindo as decisões de certos membros da comunidade científica, que politizam alguns assuntos e deixam pouca liberdade para o contraditório. “Cloroquina não funciona, acabou, bateu o martelo”, ironiza. “Quando é a vacina do Doria, não precisa mais ter ciência”, acrescenta.

Para Claudia Batista, professora do departamento de Neurobiologia da UFRJ, os cientistas não têm extrapolado suas funções. “Se falamos em pandemia, a ciência tem que entrar, tem que dar a base. Muita coisa a ciência ainda está investigando, mas muita coisa é até de senso comum para os cientistas, como o isolamento social”, diz ela. “A pandemia é um fenômeno biológico. Não é só uma questão social. Em termos de vacina, de como lidar com o vírus, de proteção à saúde pública, tudo isso, de fato, está no plano científico.”

Claudia pondera, no entanto, que “quando o debate não envolve conceitos que estão no plano experimental, a ciência pode complementar, mas ela não vai ter o principal papel”.

Na visão do biólogo Nilo Saccaro, o uso da ciência para justificar medidas de coerção social acaba deixando muitas pessoas com um pé atrás em relação aos cientistas. Essas pessoas, em muitos casos, não discordam da prática científica em si, mas tendem a ficar contrariadas com o discurso científico quando o veem vinculado às restrições de suas liberdades.

“Negar a importância da ciência é totalmente errado. Agora, quando são impostas decisões sobre as pessoas que são justificadas com base na ciência, as pessoas tendem a responder mal a essa coerção, e tendem a desacreditar a própria ciência”, observa ele. “A ciência é um processo de busca e descoberta. A maneira como a gente vai usar o conhecimento da ciência é uma opção política.”

Para Nilo, é inevitável que os cientistas tenham suas opiniões, e o trabalho científico envolve superar as idiossincrasias para se chegar à verdade. “Os cientistas são humanos. Têm suas limitações, seus vieses, suas falhas”, diz. O problema, segundo Saccaro, não está no fato de cientistas apresentarem suas visões, mas na tentativa de coagir a população com base na recomendação científica. “É até importante que haja um debate público e que os cientistas participem. O problema é quando isso é usado pela política como justificativa para a coerção. Quando as pessoas são tratadas como responsáveis, elas agem como tal. Quando elas são tuteladas, não dá certo.”

74 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 74 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • F

    Freitas

    18/01/2021 17:46:13

    A ANVISA DEU UM TAPA NA CARA DOS QUE DEFENDEM "PÍLULAS DO CÂNCER" e outras pajelanças. E olha que 3 dos 5 diretores atuais da ANVISA foram indicados por Jair Bolsonaro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • L

      Luiz

      18/01/2021 17:06:57

      O Dória é o maior fanfarão da república. Usa a doença para fazer baixa politicagem. Demagogo da pior estirpe. Alem de tudo, é um traíra. Se elegeu nos ombros do "Bozo", depois, na maior cara de pau, deu-lhe uma facada pelas costas. Que sujeito abjeto, hein?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        Celso Arruda Salomé

        18/01/2021 15:58:21

        A vacina vai ser um tiro no pé. Alguns vão deixar de fazer o tratamento precoce ( que dá resultado ) e vão apostar na vacina emergencial. As desculpas já começaram: só faz efeito com a segunda dose e o efeito só começa depois de 21 dias. Na realidade é uma aposta, não se sabe de fato a sua eficácia, inclusive efeitos colaterais, tempo de imunização, pessoas que já tiveram a doença, etc. Pesquisem: Na Dinamarca 29 idosos com 80 anos ou mais tomaram uma vacina com 90 por cento de eficácia ( melhor que a asiática ) e 13 foram a óbito. Estou torcendo que dê certo, pois sou cristão, mas estou fora.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        2 Respostas
        • W

          WILSON

          18/01/2021 18:13:28

          Realmente ,vamos ter mais problemas sérios pela frente .O povão mal informado vai achar que tomar vacina vai protege-los pela eternidade e vão festear.... E os políticos safados ,a maioria ,vão tentar faturar em cima da vacina !!! Ainda bem que o tratamento precoce vai continuar cada vez mais forte e comprovado cientificamente ,as publicações mostrando resultados muito bons estão se avolumando avassaladoramente . Nada como o tempo para separar os meninos dos homens...

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • F

          Freitas

          18/01/2021 17:43:04

          As vacinas do vírus modificado, vacinas genéticas, (Pfizer e ModeRNA) são mais eficazes, porém com efeitos ainda desconhecidos. O uso da tecnologia é inédito para produção de vacinas, apesar de mais de uma década de experimentos e expectativa que nunca se concretizaram em um produto. >>> Já, as da Oxford e as do Coronavac usam o mesmo método das vacinas da gripe (vírus inativado) com risco quase zero. Se não fossem as vacinas, você sequer estaria aqui comentando, cara.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • F

        Fernando Borges

        18/01/2021 15:51:17

        Apenas se valoriza a ordem quando há desordem. Se valorizam os valores quando estes faltarem à maioria. Se valorizará a ciência quando a falsa ciência realmente saltar aos olhos. Talvez possamos verificar esse resultado ou estaremos de forma coletiva tão cegos que não haverá mais discernimento suficiente para tal constatação.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • M

          Mirtão

          18/01/2021 15:34:57

          Aos dorianas de plantão lembrem-se que a vachina está liberada de forma EMERGENCIAL e que ainda falta o relatório de por quanto tempo ela induz a imunização. Nada impede que a anvisa a descarte em breve, portanto, aproveitem pra gozar um pouquinho mais com o p** dos outros. Quero ver a cara dos margarinas vermelhos quando isto acontecer. KKKKKKKKKKKKKK Chuuuuupa.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • R

            Ricardo Aranha

            18/01/2021 15:08:35

            Belo artigo. A ciência é uma ferramenta. Cientistas devem entender que não é um fim em si mesma. A imposição de resultados científicos sem ponderação é estupidez típica de gente ingênua, como o tal do Átila.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • C

              CARLO MELONI

              18/01/2021 14:28:00

              Eu entendi que *ciencia* assim como *terra plana* eram dois chavoes para contestar a base religiosa de Bolsonaro---Como se filosofia religiosa fosse contra a ciencia lembrando o ridiculo do processo contra Galileu Galilei----A esquerda tambem invoca a ciencia no aquecimento global apesar de nao acertar as previsoes meteorologicas---

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • R

                Ricardo Cesar Martins Santos

                18/01/2021 13:51:23

                Você quis dizer, Siêncya, né? Atualmente é o que acontece neste país e no mundo!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • H

                  HEVERTON LUIZ VACCAO DA SILVA

                  18/01/2021 13:38:45

                  No meu perfil de facebook tem a resenha do livro Ciencia e Poder de Georges Gusdorf, que salienta bem esta questão, podendo ser chamada de paradigmatica: até que ponto vai a politica na ciencia ou poderiamoa ter uma ciencia das politicas?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  2 Respostas
                  • P

                    ProfGeraldinho

                    18/01/2021 14:17:59

                    Olá, Heverton! Tenho muito interesse na resenha do livro e vou procurar na sua página. Obrigado.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • P

                    ProfGeraldinho

                    18/01/2021 14:16:59

                    Esse comentário foi removido pelo usuário

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • D

                  Diogo Buique

                  18/01/2021 13:28:11

                  Excelente publicação. Realmente, o termo ciência foi utilizado como 'jargão' político como uma forma de intimidar quem pensa diferente.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • E

                    Emiliano augusto bastos coutinho

                    18/01/2021 12:18:55

                    Inclusive com " Duplo padrão " politica progressista e calhorda

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • C

                      Camila M.

                      18/01/2021 12:18:28

                      O que políticos, e alguns DIVULGADORES (Átila não é cientista, é youtuber com diploma, ele não faz pesquisa) estão fazendo é cientificismo travestido de ciência, não é ciência mesmo. A atuação científica se faz mediante contrariedades e criação de diferentes hipóteses. Esta gente tem "verdades prontas". Onde estão todas as pesquisas que mostram que lockdown é bom para epidemia? As pesquisas indicam que é o contrário, lockdown faz mal para a sociedade e causa mais mortes que a doença. Este ser que quer obrigar todos a tomarem uma vacina experimental desconhece a história pós nazismo e o resultado dos julgamentos de nuremberg. É im ditador fingindo-se "cientista"

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • E

                        Elton

                        18/01/2021 12:12:58

                        Faltou alguma reflexão epistemológica nos textos.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • M

                          Marco A d G Pereira

                          18/01/2021 11:59:20

                          Parabéns ao articulista. Faz tempo que não vejo um texto tão explicado de forma simples e conclusa . Parabéns

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Freitas

                            18/01/2021 11:52:38

                            Só sei que a ANVISA afirmou categoricamente para usar máscara, manter sempre que possível o distanciamento social, higienizar-se, pois não há provas de eficácia em tratamentos precoces. Não sei se a ANVISA é esquerda, centro, direito. Mas, até onde sei, a maior parte da sua diretoria foi indicada por este governo.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            6 Respostas
                            • E

                              Emiliano augusto bastos coutinho

                              19/01/2021 7:14:01

                              Deixe de ser apedeuta !

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • S

                              Sartan

                              18/01/2021 13:51:01

                              Freitas os profissionais e especialistas integram o gabinete do odio do bozo o resto são todos leigos pra eles

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • F

                              Freitas

                              18/01/2021 12:27:17

                              Emiliano, a ANVISA É FORMADA POR LEIGOS? A orientação que citei foi dada ontem pela ANVISA. A propósito, 3 dos 5 diretores atuais da ANVISA foram indicados por Jair Bolsonaro.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • C

                              Cidadão Brasileiro

                              18/01/2021 12:17:34

                              Antonio: Dissemine essa informação para os corpos científicos e órgãos de saúde do mundo inteiro!! Vamos, salve todos os países, eles são incapazes!! Até os EEUU do Trump nada sabem, morrem 4500/dia lá e vc ainda não mandou pra lá essa informação? Cara, vc poderia ter salvado a reeleição do Trump!!! É óbvio que vc só pode ser de esquerda ....

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • E

                              Emiliano augusto bastos coutinho

                              18/01/2021 12:14:40

                              Exatamente ..em TODO o BRASIL ..mas entendo que leigos de fato não sabem disso

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • A

                              Antonio

                              18/01/2021 11:59:16

                              Avisa a UNIMED então, pois eles estão usando o tratamento e estão tendo sucesso em 100% usado precocemente!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • J

                            JP

                            18/01/2021 11:51:08

                            A ciência se contrapõe à religião. A política coronelista manipula os pobres ignorantes com o medo imposto pela crença em deuses e outras entidades mitológicas. O conhecimento científico mostra a verdade, ilumina e desmistifica. A ciência, portanto, é vista como perigosa pelo poder obscurantista.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • L

                              LSB

                              18/01/2021 18:04:43

                              Só a primeira frase (a ciência se contrapõe à religião) mostra que você não entende nenhuma das duas: nem ciência nem religião...

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • S

                            Sabrina Tomaz Moreira Lima

                            18/01/2021 11:37:53

                            Como tudo no Brasil vira jogo político a ciência também entrou nesse hall... Que Deus tenha misericórdia de todos nós!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • P

                              Pindorama

                              18/01/2021 11:34:25

                              Ciência aqui, não! Coisa de esquerdalha! Cientistas? Tudo petista enrustido! Aqui é na porrada, no joelhaço, no cloroquinismo!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              3 Respostas
                              • P

                                Pindorama

                                18/01/2021 12:13:46

                                Tento me equilibrar no fio da navalha da política tupiniquim. Não é fácil. A maioria não se equilibra, cai à direita ou à esquerda e dali não sabe mais!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • C

                                Cidadão Brasileiro

                                18/01/2021 11:50:30

                                Sem dúvida Bolsonaro é desequilibrado!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • P

                                Pedro Ernesto Saboya Albuquerque

                                18/01/2021 11:48:26

                                Desequilibrado

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • P

                              Paulo Laporte

                              18/01/2021 11:58:10

                              Esse comentário foi removido pelo usuário

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • A

                                Antonio

                                18/01/2021 11:15:25

                                Nunca houve unanimidade na ciência, e nunca essa falta de unanimidade custou tantas vidas - e a política é o que torna as partes científicas em desacordo mais intransigentes e distantes uma da outra. O tratamento precoce é o mais claro exemplo dessa discórdia - quem o defende, mesmo carregado de fatos documentados, é tachado, com o apoio da mídia, de "negacionista" e "genocida"; quando é justamente o contrário. Enfim, podemos dizer que 2020 foi o ano em que a ciência se corrompeu com a grande ajuda de mídia e políticos.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                2 Respostas
                                • S

                                  Sartan

                                  18/01/2021 13:54:12

                                  A ciência se tornou errada quando se contrapos a seita bozoloide

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • E

                                  Emiliano augusto bastos coutinho

                                  18/01/2021 12:23:03

                                  Certíssimo Antônio

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • T

                                Tatiana Almeida

                                18/01/2021 11:04:32

                                A "ciência" está sendo usada de acordo com a conveniência de grupos políticos.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  ARI

                                  18/01/2021 10:49:47

                                  Esses que se dizem representantes do povo são malucos. É um momento difícil o Doria, o Maia, o Mandetta e parte da imprensa estão criando confusão na população brasileira. É um momento de união mas tem gente quer aparecer. Nós estamos cansados de desinformação. Imprensa pare de divulgar estes personagem de mídia que só querem aparecer. Estamos tendo melhores informações nas redes sociais e pesquisas em site confiáveis do que da imprensa. Vocês estão brincando com coisa séria. No final iremos pro fundo do poço juntos nós, imprensa e familiares dos políticos.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  3 Respostas
                                  • S

                                    Sartan

                                    18/01/2021 13:55:28

                                    Tolo segundo a sua seita que não aceita contraditório

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • E

                                    Emiliano augusto bastos coutinho

                                    18/01/2021 12:24:45

                                    Que comentário tolo Rubens ...

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • R

                                    Rubens Farias

                                    18/01/2021 13:49:37

                                    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • C

                                  CARLOS ROBERTO PIANHO

                                  18/01/2021 10:18:38

                                  Ciência, ciência, ciência. É o mantra de muitos jornalistas, intelectuais, artistas. Tudo o que a ciência aprovar deve ser usado. E o que a ciência ainda não aprova não deve ser feito? Vamos as considerações... Visto deste perfil então, tudo o que a CIÊNCIA DESAPROVAR deve ser obedecido... E o que estes caros grupos dizem sobre exaustivos estudos da ciência sobre os malefícios do tabaco, cocaína, maconha, etc. Certamente alguns, após aspirar algumas carreiras de um certo pó, se debruçam em seus teclados para redigir textos críticos e ácidos dependendo a "ciência". É bem típico de quem manipula as informações, escolhendo o que melhor lhe convier. Cadê a ciência??

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  2 Respostas
                                  • E

                                    Emiliano augusto bastos coutinho

                                    18/01/2021 12:30:04

                                    Mais um apedeuta entre nós ..bem vindo Rubens

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • R

                                    Rubens Farias

                                    18/01/2021 13:49:40

                                    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  ARMANDO DA SILVA LIMA

                                  18/01/2021 13:49:44

                                  Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  4 Respostas
                                  • E

                                    Emiliano augusto bastos coutinho

                                    18/01/2021 12:33:13

                                    Outro intelectual ...kkkkk junte se a SARTAN FREITAS e façam um bloco no carnaval Sugiro " os palhaços "

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • E

                                    Emiliano augusto bastos coutinho

                                    18/01/2021 12:31:23

                                    Esse comentário foi removido pelo usuário

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    Antonio

                                    18/01/2021 13:49:47

                                    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    Antonio

                                    18/01/2021 11:19:00

                                    Serve como elogio ser chamado de "negacionista" por gente com esse nível de argumentação e civilidade.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • B

                                  BP

                                  18/01/2021 5:20:48

                                  Bom texto. Infelizmente, a imprensa não tem feito bem o seu papel de apresentar as diferentes posições dos cientistas, como ocorreu aqui, mas tomado partido e difundido apenas a opinião de uma corrente de pesquisadores, contrária até aos técnicos do Ministério da Saúde. É a primeira vez que vemos médicos mandarem pacientes doentes para casa, sem tratamento, para esperarem a piora de uma doença que pode ser fatal se não tratada imediatamente. E parte da culpa pelos óbitos será também de jornalistas, militantes, se a "Ciência" demonstrar cabalmente a eficácia do tratamento já promissor em evidências clínicas.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • C

                                    CARLOS ROBERTO PIANHO

                                    18/01/2021 10:22:38

                                    E estes "jornalistas, intelectuais, artistas", que fazem uso de substâncias ilícitas, exaustivamente provadas pela ciência, que fazem mal a saúde. Nestes horas a palavra da ciência não vale... É o dito então de "meu corpo minhas regras". Hipocrisia midiática é um dos dogmas atuais...

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • E

                                  Emiliano augusto bastos coutinho

                                  18/01/2021 4:15:28

                                  Nada mais insensato do que Dr Mandetta vir a público censurar ou emitir mil opiniões sobre saúde na pandemia .. nunca se interessou de fato por saúde pública , um enganador da nação ..só e apenas isso

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  2 Respostas
                                  • C

                                    Cidadão Brasileiro

                                    18/01/2021 11:57:51

                                    Interessante como os fanáticos escondem que foi Bolsonaro quem empossou Mandetta no MS. Mas ele esperava ali outro títere ideológico atuante, não sensatez, não prudência, e muito menos ciência. Também indicou Teich, outro incapaz de repetir as bobagens ideológicas que são o elixir da vida política do político Bolsonaro, administradas regularmente nas veias do seu organismo, as redes sociais de adoradores incondicionais viciados em fake news.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • R

                                    Rubens Farias

                                    18/01/2021 13:49:50

                                    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • D

                                  DENISSON HONORIO DA SILVA

                                  18/01/2021 22:35:39

                                  Sou cético que se nossa a sociedade aceitará o conhecimento. Nosso analfabetismo funcional é fruto de Freire e Piaget. O patrulhamento ideológico das universidades através do marxismo-leninismo não é lenda. O comércio farmacêutico despreza o profissional farmacêutico por entender que na maior parte das vezes poderá impedi-lo de fazer a empurroterapia com vendas de vitaminas e outros congêneres sem fundamento científico. Se o profissional se insurgir será defenestrado. Não pode demonstrar conhecimento tecnico-cientifico. Nas áreas de humanas são alijados qualquer pesquisador que tenha algum autor como Tocqueville, Scurton, Aron, Fayek, Ortega e Gasset como prediletos. Dificílimo.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • E

                                    Emiliano augusto bastos coutinho

                                    18/01/2021 4:03:57

                                    Enfim um ser inteligente !! Certíssimo Denisson! É cultural isto por nossas bandas .

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • P

                                  Paulo Santos

                                  18/01/2021 3:16:30

                                  Sabem o melhor (e único) legado que a esquerda, em especial do PT e Comparsas, nos deixaram ? Nos deram uma aula de como funciona. NARRATIVAS em cima de NARRATIVAS. Se dizem democráticos, mas CANCELAM a liberdade. Se dizem defensores de gays, mulheres e negros, mas experimente dizer que é de direita, podes ser mulher, negra e gay, serás triturada. Assim funciona, sei bem porque quando era eleitor do Rato era aplaudido, hoje vaiado. Que democracia é essa ? A de Cuba é assim, existem dois cubanos eles medem as palavras, porque um entrega o outro por um "pequeno regalo". Um VIGIA e ENTREGA o outro, até entre familiares ocorre. O dedo duro recebe "um regalo". A sós, com alguém de fora, falam.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • E

                                    Emiliano augusto bastos coutinho

                                    18/01/2021 4:05:33

                                    Certo outra vez ! Discurso de esquerda está cansando o ouvido de muitos ..daí o jeito é partir para o ataque contra BOLSONARO

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • P

                                  Paulo Guimarães

                                  18/01/2021 13:49:54

                                  Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • O

                                    Osvaldo

                                    18/01/2021 2:45:19

                                    E continua a narrativa !! Na prática não é assim que funciona ...muito mimimi e pouco estudo sério ...não é assim que se faz medicina lamentável ..

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    3 Respostas
                                    • E

                                      Emiliano augusto bastos coutinho

                                      18/01/2021 13:49:57

                                      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • R

                                      Rubens Farias

                                      18/01/2021 11:41:19

                                      CARLOS ROBERTO Você com seu corpo pode fazer o que quiser, mas respeite o direito dos outros também fazere6o que quiserem. Você tem direito até de pagar 1000 reais por um grão de feijão.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • C

                                      CARLOS ROBERTO PIANHO

                                      18/01/2021 10:26:49

                                      Ciência já provou e comprovou que drogas ilícitas como maconha, cocaína e até o tabaco fazem mal. Mesmo assim, muitos jornalistas et caterva fazem uso disso dizendo que o problema é deles (meu corpo minhas regras). Cadê minha liberdade de usar o protocolo azitromicina, hidroxicloroquina, ivermectina?? O corpo não é meu neste caso também??

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • T

                                    TIAGO

                                    18/01/2021 1:49:23

                                    Se a pandemia virou arma política o q dirá a ciência q é palco de brigas há séculos.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • F

                                      Freitas

                                      18/01/2021 1:25:40

                                      A ANVISA ALERTOU O MINISTÉRIO DA SAÚDE: "Não há tratamento precoce". ESQUEÇAM A PAJELANÇA.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      6 Respostas
                                      • A

                                        Antonio

                                        18/01/2021 12:10:00

                                        A UNIMED é um exemplo que o tratamento funciona, e muito bem!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • E

                                        Emiliano augusto bastos coutinho

                                        18/01/2021 4:11:50

                                        Paulo até a taxa não bate ! 49,54 % virou 50 , 64 % e não querem que se desconfiem ? Como ? Mas ressalto que só temos ela então vamos nos vacinar sim !!!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • E

                                        Emiliano augusto bastos coutinho

                                        18/01/2021 4:09:36

                                        Este sociopata entende ZERO de medicina e replica informações da ciência que fala contra o tto precoce, mas sabemos que NÃO ocorre isto pelo Brasil afora, muuuuitos serviços entraram com esquema precoce e nossa MIDIA SUJA não divulga de modo algum .. vá se tratar !

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • P

                                        Paulo Santos

                                        18/01/2021 3:42:38

                                        Essa proteção de 50,4% quer dizer o que exatamente ? Poderei andar sem máscara, ir ao cinema, ao futebol, ao clube, a balada ? Ou é um cara / coroa ? Estarei fadado a esperar quanto tempo para saber se estou ou não protegido ? Gostaria que o Dr Freitas me respondesse. Irei me vacinar, mas o que irá mudar em dois meses, por exemplo ? E quem já foi infectado pode seguir a afirmação que o senador Angelo Coronel deu, perguntado se iria se vacinar disse que NÃO, porque já fora infectado, a entrevista se enontra em vídeo do Brasil Urgente. na Bahia. Essa declaração do senador é verdadeira ou é fake new ?

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • P

                                        Paulo Santos

                                        18/01/2021 3:34:12

                                        Conheço dezenas de médicos HONESTOS, que ensinam que devamos nos proteger sempre que possível. Tomar Vitamina D, por exemplo, já foi provado que auxilia a combater qualquer vírus, por que não deveria receitar ? Não seria um tratamento precoce se preparar para enfrentá-lo, porém ninguém é obrigado, e agora alcançamos o ápice da hipocrisia, somos a favor do uso da maconha e contra uma droga anti viral que se não CURA, é verdade, pode ATENUAR seus efeitos indesejáveis. E, mesmo que não funcione, por que essa preocupação com nossa saúde ? Cada um que se cuide da forma que desejar, isso sim é democrático, tentar impor no grito não funciona, simples assim. Tomo Ivermectina, quem irá me proibir ?!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • B

                                        Bruno M

                                        18/01/2021 2:29:32

                                        Se você testou positivo e for num médico, ele não vai te receitar nada? Tem que simplesmente torcer pra doença não evoluir para algo mais grave???

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • Z

                                      Zequinha

                                      18/01/2021 13:50:00

                                      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • I

                                        Ivo Korytowski

                                        18/01/2021 1:04:11

                                        Na Idade Média a religião extrapolou seu domínio próprio, o espiritual, e partiu para dominar todas as esferas da atividade humana. Agora a ciência quer cometer o mesmo erro.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        1 Respostas
                                        • C

                                          Cidadão Brasileiro

                                          18/01/2021 12:10:39

                                          Não a ciência. A ciência nos tirou daquela situação onde religião era arma política de um mundo segmentado por monarcas absolutos e vice-versa. A religião endossava a origem divina dos reis, qualquer contestação era pecado a ser redimido na fogueira ou, com sorte, na lâmina. O sonho dos autoritários é retomar aquele sistema simples e prático de poder desmedido, ou alguma variante moderna que o equivalha. Mas a ciência atrapalha... com seus satélites, suas pesquisas com método, suas luzes fortes demais que tanto atrapalham os planos dos espertalhões.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      Fim dos comentários.