• Carregando...

Adoção

Cinco cachorros já castrados e vacinados pelos cuidadores foram adotados. Os outros animais podem ser adquiridos por quem desejar. Interessados devem entrar em contato com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente ou ir diretamente a um dos terminais. A Prefeitura atualiza semanalmente o número de cachorros disponíveis em cada terminal. Confira a lista:

Santa Cândida - 1

Campo Comprido - 2

Hauer - 2

Portão - 2

Capão Raso - 3

Santa Felicidade - 6

Vila Oficinas - 2

Centenário - 3

Bairro Alto - 3

Boqueirão - 6

Pinheirinho - 4

Sítio Cercado - 2

Carmo - 8

Fazendinha - 3

Barreirinha - 4

Mais de 50 cachorros que vivem em terminais de ônibus de Curitiba já foram identificados para vacina, castração e cuidados pelo programa "Cães Comunitários". Iniciado em maio, o "mutirão" é coordenado pela Rede de Proteção Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FAP). Além dos órgãos oficiais, o projeto é executado por habitantes que já tomavam, sozinhos, a iniciativa de tratar os animais. É o caso da comerciante Luciana Cumam, que há cinco anos cuida dos seis cachorros que vivem no terminal de Santa Felicidade, e agora foram "catalogados" pela prefeitura. "Tomo conta dos cães com mais duas amigas, e nenhuma de nós é veterinária. Todos os dias, uma de nós três vai até o terminal verificar se está tudo bem com eles. Neste ano, a prefeitura veio até a gente e pediu nossa ajuda", conta Luciana, "nomeada" uma das cuidadoras do "Cães Comunitários".

O coordenador técnico do projeto, Edson Evaristo, explica que cachorros abandonados costumam viver em terminais porque o local oferece os cinco "A"s que os animais necessitam: abrigo, acesso, água, acasalamento e alimento. "Percebemos que os próprios animais escolhem o terminal como um lugar seguro, por isso a decisão de dar condições para que possam viver lá. Por isso estamos cadastrando os cuidadores", explica Evaristo.

O Diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da SMMA, Alexander Biondo, conta que o projeto foi motivado por um grave acidente em fevereiro deste ano. No terminal do Hauer, um motorista atropelou vários cachorros que atravessaram a pista. "A partir deste acidente, vimos que era urgente tomar uma medida para garantir a segurança dos cães e também das pessoas, já que animais não vacinados podem transmitir doenças aos passageiros", destaca Biondo.

O projeto, que conta com um recurso de R$ 200 mil da FAP, já identificou 51 cães. Os animais vivem em quinze dos 22 terminais do transporte coletivo em Curitiba. Um número ínfimo perto dos 15 mil cachorros que, segundo estimativa da prefeitura, estão abandonados nas ruas da capital. "Apelamos para o senso de cidadania das pessoas. Ainda que não tenham tempo de cuidar de animais de rua, pedimos que castrem os que já existem e não os abandonem", pede Evaristo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]