• Carregando...

Subiu para 63, neste sábado (29), o número de radares de trânsito que estão operando em Curitiba. Até o fim de junho, mais 77 equipamentos de fiscalização eletrônica devem ser instalados, totalizando 140 radares em operação na capital paranaense.

Desde a zero hora deste sábado, 17 novos aparelhos estão em funcionamento. Dentre eles, seis flagram – além do excesso de velocidade – conversões proibidas, paradas na faixa de pedestres e avanços de sinal vermelho. Atualmente, 15 radares já fazem este tipo de fiscalização em Curitiba.

Segundo a Urbanização de Curitiba S.A (Urbs), que gerencia o trânsito na capital, os equipamentos foram aferidos pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) e pelo Inmetro. Os novos radares começaram a ser instalados no início de abril. Em 40 dias de funcionamento, os aparelhos já aplicaram cerca de 30 mil multas.

O radar que mais flagrou irregularidades é o que está instalado na Avenida Sete de Setembro, entre a trincheira das ruas Ubaldino do Amaral e José de Alencar. O equipamento foi o responsável pela aplicação de 6,3 mil multas em um mês, uma média de mais de 200 registros por dia. Depois de reclamações dos motoristas, a Prefeitura reforçou a sinalização no local.

Radares antigos

De acordo com a Urbs, todos os antigos radares foram desligados no dia 2 abril, com o fim do contrato anterior com a empresa que gerencia os equipamentos na cidade. Os 140 novos equipamentos substituem os 110 radares instalados em 1999.

Dos novos equipamentos, 69 unidades serão instaladas em locais diferentes e 71 vão funcionar próximos a pontos antigos. O motorista pode encontrar, em alguns pontos, equipamentos velhos e novos próximos um do outro. No entanto, a Urbs ressalta que apenas os novos equipamentos estão operando e podem emitir multa, o que elimina o risco de o motorista ser punido duas vezes pela mesma infração. Contrato

A substituição dos aparelhos antigos está prevista no contrato entre a prefeitura e a Consilux, empresa responsável pelo gerenciamento dos radares em Curitiba há 12 anos e que venceu a licitação para seguir operando o sistema.

Entre dezembro e fevereiro, os radares ficaram desligados, depois de determinação da desembargadora Regina Afonso Portes, da 4.ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça. O desligamento atendeu ao pedido do Ministério Público, que contestava um aditivo contratual firmado entre a Urbs e a Consilux.

Em janeiro deste ano, a Consilux foi declarada a vencedora de uma nova licitação. De acordo com a prefeitura, a manutenção da empresa no gerenciamento dos radares deve gerar uma economia de R$ 9 milhões nos dois anos de contrato. Pela proposta, a Urbs pagará R$ 725 mil por mês à Consilux – valor que seria 34% a menos do que o previsto no edital

Confira a localização dos 17 novos radares que começam a funcionar no sábado:

- Rua 24 de Maio, 1434 (Rebouças) – entre as ruas Almirante Gonçalves e Baltazar Carrasco dos Reis- Rua Alferes Poli, 1446 (Rebouças) – entre as ruas Baltazar Carrasco dos Reis e Almirante Gonçalves- Avenida Anita Garibaldi, 229 (Ahú) – entre as ruas Bom Jesus e Manoel Eufrásio- Rua Antônio Gasparin (Novo Mundo) – entre as ruas Luiz Del Gobbo e Paulina Ader- Rua Desembargador Westphalen, 2805 (Parolin) – entre as ruas João Viana Seiler e Acácio Correa- Rua Francisco Raitani, 6435 (Capão Raso) – entre as ruas Eponino Macuco e Tenente Miguel Afonso Ribeiro Cubas - Rua Francisco Raitani, 7350 (Capão Raso) – entre as ruas João Rodrigues Pinheiro e Lothário Boutin- Rua Guarda Mor Lustosa, 163 (Juvevê) – entre as ruas Barão de Guaraúna e Manoel Eufrásio- Rua Joaquim José Pedrosa, 840 (Cabral) – entre as ruas Vereador Garcia Rodrigues Velho e Vereador Antônio dos Reis Cavalheiro- Rua Jovino do Rosário, 625 (Boa Vista) – entre as ruas Geraldo Oscar Mueller e João Schleder Sobrinho- Rua Ubaldino do Amaral, 1758 (Alto da Glória) – entre as ruas Affonso Camargo e Sete de Setembro (sentido da Rua Sete de Abril)

*Os seis radares abaixo também registram avanço de sinal, conversão proibida e parada em faixa de pedestre

- Avenida Affonso Camargo (Centro) – na saída da Rodoferroviária (sentido Jardim Botânico) - Rua Engenheiros Rebouças (Rebouças) – no cruzamento com a Rua Conselheiro Laurindo- Rua Martim Afonso (Bigorrilho) - no cruzamento com a Rua Euclides da Cunha- Avenida Mascarenhas de Moraes (Atuba) - no cruzamento com a Rua Lívio Petterle- Rua Padre Agostinho (São Francisco) – no cruzamento com a Rua Francisco Rocha- Avenida Victor Ferreira do Amaral (Capão da Imbuia) - no cruzamento com a Rua Paulo Kissula

Veja no mapa abaixo a localização dos 63 radares em operação em Curitiba

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]