• Carregando...

O Conselho Universitário e o Conselho de Curadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) referendaram ontem a escolha da comunidade acadêmica e elegeram o professor Zaki Akel Sobrinho, 50 anos, como reitor da instituição até 2012. Ele recebeu os votos de 38 dos 46 conselheiros presentes na reunião realizada ontem pela manhã. A lista com os nomes dos três candidatos mais votados pelo colégio eleitoral (formado pelos dois conselhos) será enviada até o fim desta semana ao Ministério da Educação (MEC). A escolha do novo reitor cabe ao presidente da República ou ao ministro da Educação, por delegação. A posse será em Brasília, mas não há prazo legal nem previsão para a nomeação.

A consulta a professores, servidores técnico-administrativos e estudantes foi feita no dia 27 de agosto. Cerca 10.198 pessoas votaram. A chapa formada por Zaki Akel Sobrinho e Rogério Mulinari obteve 57,97% dos votos válidos, contra 42,03% destinados à chapa formada por Cid Aimbiré de Moraes Costa e Francisco Mendonça. A tendência é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva referende o resultado das urnas.

Posse

O novo reitor deverá tomar posse até o fim do ano, mas Rogério Mulinari só deverá assumir como vice em 2010, quando termina o mandato da reitora em exercício Márcia Helena Teixeira. Durante o processo eleitoral, os conselheiros entenderam que ela tem direito a concluir o mandato. A reportagem entrou ontem em contato com a assessoria do MEC, para saber se há alguma previsão em relação à nomeação do novo reitor, mas não houve retorno até o fechamento desta edição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]