• Carregando...
Isolamento social na quarentena é desafio para as famílias
Isolamento social na quarentena é desafio para as famílias| Foto: Bigstock

O fundador do Instituto Eu Escolhi, Nelson Ferreira Neto Júnior, participou da live semanal no Instagram da Gazeta do Povo, nesta segunda-feira (11) e deu dicas para os adolescentes enfrentarem a quarentena e o isolamento social. A importância de o adolescente manter uma convivência saudável com quem mora na mesma casa que ele, a iniciativa de demonstrar as emoções, boas ou ruins, e o risco do compartilhamento de fotos e vídeos íntimos na internet foram os principais temas do bate-papo entre Nelson Júnior e a jornalista Cristina Graeml.

Por meio das redes sociais do Instituto, Nelson Júnior tem interagido com milhares de adolescentes durante a quarentena, já que as atividades presenciais do Eu Escolhi Esperar estão paralisadas por causa do novo coronavírus.

Entre as dicas repassadas na live está a de o adolescente escrever sobre suas emoções tentando explicar, por exemplo, como e sente com o isolamento social e o distanciamento físico de amigos e parentes. Alguns, segundo ele, adotaram o método e estão, inclusive, escrevendo à mão. "Eles têm voltado à prática de ter uma espécie de diário", disse Nelson Júnior.

Além disso, com o isolamento social, muitas famílias passaram a ficar em casa e nem sempre a convivência entre os membros é fácil. As dicas de Nelson Júnior são para que as pessoas da família procurem conversar mais, que o adolescente tente se aproximar dos familiares e que também inclua na rotina diária novas atividades que sejam prazerosas para ele.

O último alerta diz respeito ao fato de os (as) adolescentes compartilharem imagens íntimas nas redes sociais. O fundador do Instituto destaca que, muitas vezes, criminosos se fazem passar por jovens para ter acesso a essas imagens e depois fazem chantagem para não divulgá-las.

E, mesmo nos casos em que as fotos e vídeos são repassadas para namorados (as), há risco. É comum que essas imagens sejam compartilhadas com terceiros quando existe uma briga ou o fim do relacionamento. Com isso, muitas vítimas ficam ansiosas e deprimidas por causa da situação. Já houve casos, inclusive, de adolescentes que cometeram suicídio após o vazamento dessas imagens. Para evitar situações como essa, a orientação é para nunca enviar ou compartilhar esse tipo de conteúdo.

Para conferir a live completa, acesse o Instagram da Gazeta do Povo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]