Uso de máscaras é recomendável para evitar o contágio pela Covid-19.| Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo/ Arquivo
Ouça este conteúdo

Os governadores dos nove estados que formam o chamado “Consórcio Nordeste” pediram, neste sábado (26), que o uso das máscaras respiratórias volte a ser obrigatório por conta do aumento de casos de Covid-19 no país. Em uma nota assinada pelo comitê científico do bloco (veja o documento completo aqui), também é pedido que o governo reforce as campanhas de vacinação no país.

CARREGANDO :)

De acordo com o comitê, está acontecendo o “início da formação de uma nova onda, com número de novos casos em 22 de novembro de 2022 ultrapassando meio milhão, quase metade do pico da última onda em julho deste ano”. A nota afirma que houve um aumento de 159,58% na taxa de retransmissão do vírus entre junho e novembro, passando de 1,01 para 2,38.

Ou seja: um grupo de 101 pessoas tem potencial para transmitir a doença para outras 238. “O R(t) cresceu em todos os Estados alcançando valores não observados durante toda a pandemia. Como grande parte de população está vacinada o número de óbitos e internações hospitalares é menor, embora com o surgimento de novas variantes e relaxamento de medidas sanitárias de proteção, a hipótese de uma nova onda pandêmica da Covid-19 não pode ser descartada”, afirma a nota.

Publicidade

Esta nova onda estaria acontecendo por conta da queda nas medidas de prevenção e combate à Covid-19 no Brasil, o que teria impulsionado o surgimento de novas variantes a partir da Ômicron, como a BQ.1, BQ.1.1 e BE.9.

Entre as medidas para conter esta nova onda, o consórcio pede que os governos retomem medidas como o uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados ou com aglomerações, como transporte público, restaurantes, cinemas, escolas, universidades, etc; aumente a testagem pelo SUS, com rastreamento e isolamento de casos identificados; aplique a 5ª dose de vacina em pessoas idosas; garanta acesso a medicamentos eficazes, como Paxlovid e Baricitinibe, e atualize os estoques para novas variantes.

Tripla epidemia de doenças respiratórias

Essas medidas podem evitar o que os cientistas do consórcio afirmam ser uma possível “tripla epidemia”, em que a Covid-19 pode estar associada também ao aumento de casos de influenza e infecções pelo vírus sincicial respiratório.

“Os governantes devem estar atentos com a possibilidade da possível volta de isolamento com muitas atividades voltando a ser online. Cabe aos governadores do Nordeste encarar a pandemia com um real problema que pode surgir a qualquer momento devendo ser combatido em parceria entre todos Estados”, conclui o consórcio sobre a possibilidade da volta de medidas mais extremas de prevenção.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade