• Carregando...
Treze ônibus foram queimados desde sexta-feira. Bases da PM também são alvos dos ataques | Guto Kuerte/ Folhapress
Treze ônibus foram queimados desde sexta-feira. Bases da PM também são alvos dos ataques| Foto: Guto Kuerte/ Folhapress

Toda a polícia está em estado de prontidão

Folhapress

O coronel Valdemir Cabral, comandante da Polícia Militar em Santa Catarina, decretou "estado de alerta" para colocar de prontidão todo o efetivo da corporação. Por meio de nota da assessoria de imprensa, Cabral informou que a PM está "com uma operação especial", a respeito da qual não deu detalhes "para não prejudicar o serviço". A Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) disse ter identificado "entre cinco e dez suspeitos" de determinar os ataques e que a prisão deles é "questão de tempo".

A Secretaria da Segurança Pública ainda não revelou as motivações dos ataques, mas admite que eles possam estar sendo orquestrados pelo PGC (Primeiro Grupo Catarinense). O PGC é a maior facção criminosa do sistema prisional catarinense, segundo o Departamento de Administração Prisional (Deap). O grupo foi apontado como responsável pelas ondas de violência de 2012 e 2013, quando a Polícia Militar registrou 182 ataques em 54 cidades, a maioria contra ônibus e instalações da segurança pública.

Santa Catarina passou pelos momentos mais tensos entre a tarde de segunda-feira e a manhã de ontem desde o começo de uma onda de ataques na noite de sexta-feira. Só nesse período foram pelo menos quatro atentados a ônibus, quatro ataques a bases da Polícia Militar (PM) e casas de policiais e a morte de um agente prisional aposentado em Criciúma, no sul do estado. Nos últimos cinco dias, a PM já contabilizou 22 ataques, que se espalharam por dez cidades. Os ataques foram registrados em Florianópolis, São José, Palhoça, Tijucas, Gaspar, Navegantes, Itapema, Criciúma, Chapecó e Tapera.

O assassinato aconteceu por volta das 23h30 de ontem. Aposentado há cinco anos, Luis Carlos Dalagnol trabalhou 37 anos no presídio da cidade. Ele foi chamado para fora de casa, onde levou três tiros, dois nas costas e um na cabeça. Ele morreu na hora. As ocorrências começaram a acontecer em outras regiões do estado depois que a segurança foi reforçada e os coletivos pararam de circular durante a madrugada em Florianópolis. Na segunda à noite, dois ônibus foram incendiados no Vale do Itajaí, em Navegantes e Itapema.

Ao todo, 13 ônibus foram queimados. Somente em Tijucas, na madrugada de terça, cinco veículos de uma prestadora de serviços da prefeitura foram incendiados na garagem. O último ataque havia ocorrido na manhã de ontem, às 7h20, na região sul de Florianópolis, depois que os coletivos tinham voltado a circular. Depois desse atentado, o sindicato dos trabalhadores do transporte coletivo da capital informou que iria parar as atividades às 18h30, uma maneira de preservar a vida dos funcionários.

Violência

Os ataques foram retomados na tarde de segunda, quando dois criminosos em um carro atiraram contra uma base da PM em Florianópolis. Durante a fuga e a perseguição, eles capotaram o automóvel, atropelando duas pedestres, que ficaram em estado grave. Houve tiroteio e os criminosos se esconderam no manguezal. Um primeiro suspeito, adolescente, foi detido nas primeiras horas. As buscas pelo segundo homem, porém, duraram 6 horas.

Além dos ônibus incendiados, ocorreram cinco ataques a bases policiais, quatro contra casas de agentes de segurança, e duas viaturas foram alvejadas. Um posto de gasolina em Palhoça, na região metropolitana de Florianópolis, foi alvo de criminosos, mas os funcionários conseguiram conter as chamas rapidamente.

Dois criminosos foram mortos em confronto com a polícia na madrugada de domingo, após ataque a um depósito da Polícia Civil, em Palhoça. Policiais militares identificaram os suspeitos em uma moto. Durante o tiroteio, um criminoso foi morto na hora. Ferido, o outro homem foi levado ao Hospital Regional de São José, onde morreu. Outros quatro suspeitos de envolvimento em atentados foram presos na segunda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]