• Carregando...

Para começar

Uma boa opção é acompanhar os encontros Pedala Curitiba, promovidos pela prefeitura em sete regionais. Os caminhos são feitos com apoio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude e do Setran. Confira a programação:

• Pedala Curitiba: toda terça-feira, com concentração às 19h45 na Praça Garibaldi (Rua Doutor Keller’s – s/nº).

• Pedala Santa Felicidade: toda terça-feira, com concentração às 19h30 no Posto Ventania (R. Saturnino Miranda, 918).

• Pedala Tatuquara: toda quinta-feira, com concentração às 19h no CEL Santa Rita (Carlos Munhoz da Rocha, 620).

• Pedala Cajuru: toda quinta-feira, com concentração às 19h30, no CEL Vila Oficinas (Rua Pedro Bocchino, 134).

• Pedala Boa Vista: toda quinta-feira, com concentração às 19h30, no Parque Bacacheri (Rua Paulo Nadolny, s/n).

• Pedala Boqueirão: toda sexta-feira, com concentração às 19h30, na Rua da Cidadania do Carmo (Av. Mal. Floriano Peixoto, 8.430).

• Pedala Regional Portão: toda sexta-feira, com cocentração às 19h30, na Rua da Cidadania da Fazendinha (Rua Carlos Klemtz, 1.700).

Serviço

Kuritbike Cicloturismo Urbano. Rua Nilo Peçanha, 243. Contato (41) 9656-2951 ou (41) 9103-6861. Preço em torno de R$ 50 por passeio de três horas. Estão incluídos bicicleta, capacete, seguro em caso de acidentes, água.

Com o horário de verão e dias mais longos, é hora de tirara bicicleta da garagem. Em tempos de férias, é possível sair até depois do expediente para pegar um pouco de sol e passear pela cidade.

INFOGRÁFICO: Confira três roteiros de bike em Curitiba

Esse é o lema do estudante Carlos Eduardo Martins, que se define como ciclista de verão. "Não tenho muita paciência para andar sempre de bike, chegar suado na aula. Mas sempre que esquenta e tenho tempo gosto de aproveitar para ir a parques e andar mais".

Segundo Luis Cláudio Brito Patrício, analista de informática, ciclista há 10 anos e participante da Bicicletada, essa época do ano é um dos melhores momentos para começar a pedalar. "O trânsito tá mais tranquilo, e, com o horário de verão, tem mais luz e as ruas ficam mais mais seguras. E é mais fácil encarar o calor do verão do que o frio no inverno", explica.

A primeira dica para quem ainda não anda de bicicleta pela cidade, segundo Luis, é pensar no caminho, em um roteiro com antecedência.

Turismo

Pensando em como a cidade fica diferente quando se anda de bicicleta, Gustavo Carvalho abriu a KuritBike Cicloturismo Urbano. "Só depois de três anos morando em Curitiba é que comecei a andar de bicicleta aqui. Acabei descobrindo uma cidade nova. Daí veio a ideia de fazer a empresa", conta ele.

Como funciona

Ao todo, são nove roteiros formatados, que cobrem diferentes aspectos da cidade. É possível conhecer os parques, obras de arte em locais abertos e até cafés gourmet. "Até criamos um roteiro específico para alguém se precisar". Cada roteiro tem cerca de 20 quilômetros e dura em torno de três horas.

A maioria dos caminhos passa por ciclovias, mas, dependendo do roteiro, é necessário passar pela rua. Nesse caso, os monitores dão dicas específicas e cuidam do grupo durante o percurso.

Daniela Micas e Lorena da Costa, estudantes de Niterói, fizeram o passeio de bicicleta e gostaram. "Estava com um pouco de medo no começo, mas gostei", conta Daniela. Para Lorena, a vantagem está também em evitar o trânsito: "é diferente e a gente chega bem mais rápido".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]