• Carregando...

A Defesa Civil do Paraná tem enviado uma média de 15 caminhões por dia com donativos para as vítimas das enchentes em Santa Catarina. Nesta terça-feira, devido ao bloqueio na BR-376, os caminhões, na maioria carregados de alimentos, fizeram uma rota alternativa, pelo Litoral paranaense, para chegar ao estado vizinho.

Conforme o técnico da Defesa Civil do Paraná, Misael Márcio, todos os caminhões são controlados e possuem aparelho celular para comunicação rápida entre os motoristas e o pessoal de apoio que fica em Curitiba. "Quando é identificado algum problema nós nos comunicamos. Hoje os caminhões mudaram a rota antes de sair de Curitiba", informou o técnico.

Para quem pretende fazer doações, a Defesa Civil pede que não sejam enviadas roupas. "Não estamos enviando roupas porque o pessoal da Defesa Civil de Santa Catarina disse que já tem muita roupa por lá. As necessidades agora são outras", salientou.

A Defesa Civil do Paraná já enviou para Santa Catarina cerca de 2,5 mil toneladas de roupas, alimentos, produtos de higiene e outros donativos. Até segunda-feira (1º), o volume ultrapassava 2,3 mil toneladas, mas, na tarde desta terça-feira (2), outras 200 toneladas deveriam seguir em novo comboio para o estado vizinho. O balanço foi apresentado em reunião dos integrantes de cargos em comissão do governo estadual pelo coordenador da Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Washington Rosa.

Segundo ele, empresas particulares devem ter recolhido e encaminhado diretamente para Santa Catarina pelo menos mais 500 toneladas de produtos. Nesta terça, o pedido era para que as doações continuassem e se concentrassem mais em água, produtos de higiene como absorventes, xampú, sabonetes; fraldas infantis e geriátricas; enlatados, bolachas, pães, salgadinhos, papinha infantil, achocolatado, leite em pó, farinha láctea ou similar; e produtos como panos de chão, baldes, água sanitária, sacos de lixo, bicos de mamadeiras, velas/fósforos, colchões/travesseiros, pratos/copos plásticos/talheres e lonas.

A empresa de perfumes e cosméticos O Boticário anunciou, no início da tarde, que está enviando 50 mil bisnagas de gel desinfetante para as mãos e 43 mil sabonetes. A fabricação de gel foi reativada para atender essa calamidade, do mesmo modo que tinha feito em 2004 para atender os atingidos pelo tsunami.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]