• Carregando...

A Democracia Socialista, corrente do PT que controla o Ministério do Desenvolvimento Agrário desde o início de 2003, está de foice na mão para não perder a pasta no segundo mandato. A ameaça se chama Valter Bianchini, atual secretário de Agricultura Familiar e autor do programa de reforma agrária da campanha reeleitoral. Assessores próximos a Lula argumentam que Bianchini, um quadro "técnico", poderia melhorar o diálogo do MDA com o Ministério da Agricultura. Ele é apoiado por entidades como Contag e da Fetraf. Na outra ponta da corda, a esquerda petista aposta em Walter Pinheiro (BA). O deputado mais votado do partido conta com a simpatia do MST.

***

É a glória – Batendo palmas, distribuindo sorrisos, organizando fotografias e chamando até tucanos de companheiros, Paulo Okamotto era o homem mais feliz do mundo na cerimônia de sanção da Lei Geral da Micro Empresa. Com permanência garantida na presidência do Sebrae, o "doador universal" levou até claque ao Planalto.

Babel – Lula ligou para Aldo Rebelo (PC do B-SP), presidente da Câmara, e Arlindo Chinaglia (PT-SP), candidato ao cargo e líder do governo na Casa, pedindo empenho na aprovação do senador Luiz Otávio para vaga no TCU, item da negociação do presidente com o PMDB. Os telefonemas deram em nada: o nome foi rejeitado pelo plenário. Sem discurso – Chinaglia pouco falou na reunião que chancelou a duplicação do salário dos parlamentares. Pudera: havia acabado de perder uma bandeira de campanha. Nem aí – Os gatos pingados do PT na Câmara contrários ao aumento foram deixados na chuva pela bancada do partido no Senado. "Aceitaremos o que a maioria decidir", declarou, conformada com seus 92%, Ideli Salvatti (SC). Axé – A Bahia, cenário da mais espetacular vitória estadual do PT nas eleições de 2006, abrigará a comemoração dos 27 anos da sigla, com direito a seminário sobre o "futuro da esquerda nas Américas" e festa de rua em Salvador no dia 10 de fevereiro.

Fatura – Ao final de reunião com empresas aéreas ontem, Luiz Carlos Bueno (FAB) cobrou o representante da Gol. "Esperava um agradecimento pela ajuda que demos no resgate das vítimas do 1907." Insuficiente – O interlocutor lembrou que a empresa agradecera aos militares que aturam no resgate. O comandante explicou que se referia a um gesto "para a instituição". Confisco – A Justiça determinou que o BC bloqueie investimentos bancários de Ciro Gomes no valor de R$ 65.312,49, correspondente à condenação por danos morais em processo movido por José Serra devido a declarações de Ciro na campanha de 2002. Caneta – Membros da equipe de transição de Serra e o presidente da Assembléia paulista, Rodrigo Garcia (PFL), estiveram ontem com Cláudio Lembo (PFL) para obter do governador a garantia de que "itens indesejados" da LDO serão vetados após a votação do projeto, prevista para hoje.

TIROTEIO

* Do deputado Orlando Fantazini (PSol-SP) sobre Arthur Virgílio (PSDB-AM), que defendeu dobrar o salários dos parlamentares dizendo: "Por que um rapaz do Ministério Público ou um ministro do STF pode ganhar mais do que um senador? Nosso trabalho não é relevante?"

– O senador deveria se perguntar se assalariados que geram riqueza para o país merecem ganhar R$ 350. O trabalho deles não é relevante?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]