• Carregando...
O deputado David Soares (União-SP), autor do projeto
O deputado David Soares (União-SP), autor do projeto| Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O deputado David Soares (União-SP) quer tornar obrigatório o ensino da língua tupi e outras nativas nas escolas de educação básica. O parlamentar é o autor do Projeto de Lei 273/24, que inclui a exigência na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

De acordo com o parlamentar, o idioma tupi contribuiu para a unidade política do país e é referência da identidade cultural brasileira.

“A educação dos nossos jovens precisa ser objeto não apenas de formação acadêmica, mas de pluralismo e atualização cultural. Não podemos deixar passar despercebidos temas que fazem parte de nossa realidade, assim como temas que fazem parte de nossa história e que influenciou de forma contundente nossa linguagem. Temas relevantes que, certamente, devem ser inseridos no currículo escolar brasileiro, assim como diversos outros temas que são entendidos como importantes e são abraçados pelas escolas”, disse o deputado na justificativa da proposta.

O projeto foi protocolado no dia 16 de fevereiro de 2024 e chegou à Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais (CPOVOS) no dia 21 de março.

Depois de apreciado na CPOVOS, o projeto seguirá para as comissões de Educação; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

“Em poucos países da América uma língua indígena teve a difusão como o tupi, que contribuiu para a unidade política de nosso país, que forneceu milhares de termos para a língua portuguesa do Brasil e foi a referência fundamental de todos os que quiseram afirmar a identidade cultural do nosso país”, diz outro trecho da justificativa do projeto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]