• Carregando...
Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Silvio Almeida.
Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Silvio Almeida.| Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Após novas denúncias de exploração sexual infantil no Marajó virem à tona, deputados federais cobram explicações e informações do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sobre o que tem sido feito para conter os crimes na região.

A deputada federal Julia Zanatta (PL-SC) protocolou um requerimento de informação direcionado ao ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, para saber sobre as ações, intervenções e ocorrências relacionadas a abusos sexuais, tráfico de pessoas e outros crimes na região da Ilha do Marajó, no Estado do Pará.

"Recentemente, voltaram à tona as diversas denúncias de exploração, abuso sexual e tráfico de órgãos, supostamente ocorridos no Arquipélago do Marajó, Estado do Pará, as quais muito repercutiram tanto nas Casas Legislativas como na mídia", destaca a parlamentar no requerimento.

O pedido foi apresentado após a repercussão de uma música da cantora Aymeê com o título "Evangelho de fariseus" que cita os problemas sociais e ambientais na ilha amazônica. A cantora também fez a seguinte declaração ao participar do programa "Dom Reality": "Marajó é uma ilha a alguns minutos de Belém, minha terra. E lá tem muito tráfico de órgãos. Lá é normal isso. Tem pedofilia em nível hard".

A deputada cobra informações sobre o programa Cidadania Marajó , que foi lançado pelo atual governo, “para enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e promoção de direitos humanos e acesso a políticas públicas no Arquipélago de Marajó”. E ainda pede informações sobre a quantidade de denúncias de violações a direitos humanos em geral, abuso e exploração sexual que foram registradas nos últimos anos, além das ações de enfrentamento.

Outros deputados também cobram informações do governo petista, e tentam marcar uma audiência com o ministro para mais explicações sobre o assunto. Um requerimento de convocação foi apresentado pelos deputados Messias Donato (Republicanos-ES), Coronel Meira (PL-PE), entre outros.

"Diante das novas e alarmantes denúncias de exploração sexual e tráfico de crianças na Ilha do Marajó, feitas pela cantora, entendemos se tratar de caso de extrema urgência. Vale lembrar que a Senadora Damares Alves, em 2022, à época Ministra do Governo Bolsonaro, já havia alertado sobre tal situação e vinha combatendo essas ações, mas, foi ridicularizada nas redes sociais por militantes de esquerda e apoiadores de Lula.", lembrou Meira.

No pedido de convocação, os deputados ressaltam que Silvio Almeida "tem o dever de combater essas sérias violações". "Precisamos garantir uma resposta eficaz, proteger os direitos das vítimas e responsabilizar os perpetradores desses crimes hediondos e abomináveis", ressaltou o deputado Messias Donato, presidente da Frente Parlamentar de Combate à Sexualização Precoce de Crianças e Adolescentes.

Em 2022, a Gazeta do Povo mostrou que os casos de exploração sexual e pedofilia são investigados há décadas na região e foram alvo de inquérito iniciado a pedido da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, em 2006.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]