• Carregando...

Atualizado em 19/04/2006, às 00h02

A Assembléia Legislativa do Paraná (ALP) não aprovou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que proibia o nepotismo no estado. A votação, realizada no fim da tarde desta terça-feira (18), em Curitiba, teve apenas 29 votos favoráveis. Eram necessários no mínimo 33.

Com isso, o presidente da Casa, Hermas Brandão (PMDB), deve arquivar a proposta votada. Após a votação, Brandão anunciou que daria início às discussões de uma outra emenda, apresentada nesta tarde, que também tratava do fim do nepotismo nos órgãos públicos.

O placar geral da votação foi o seguinte: 29 deputados votaram a favor, 15 contra e nove se ausentaram. Dos ausentes, quatro deputados são do PT, partido que era a favor da proposta. Outros quatro são do PSDB e o nono ausente é do PP. A bancada do PMDB votou contra.

Manobras governistas

As bancadas do PMDB e de partidos aliados tentaram boicotar a PEC antinepotismo desde o início das discussões na Assembléia. Durante a primeira votação, os deputados tentaram esvaziar o plenário, para que não houvesse quórum suficiente para a aprovação. Mesmo assim, o projeto passou com o voto dos 40 deputados presentes. Após isso, representantes do governo, entre eles o governador Roberto Requião, atacaram duramente o projeto.

Nesta terça, os deputados do PMDB anunciaram que votariam contra a proposta. O deputado estadual, Dobrandino Gustavo da Silva (PMDB), líder do governo na Casa, apresentou uma terceira emenda sobre o mesmo assunto. Na primeira, o governo adiava para 2007 a início das demissões de parentes. Outro diferencial, era a inclusão do chamado nepotismo cruzado, que impedia que um funcionário contratasse parentes de outro.

Outro ponto da emenda que entra na pauta da Assembléia é a permissão para que somente o governador e o vice-governador possam contratar parentes para cargos de secretariado, desde que eles tenham qualificação técnica.

Leia mais:

Veja o voto de cada deputado na segunda votação

Veja o voto de cada deputado na primeira votação

Três versões sobre o mesmo tema

Confira o depoimento de alguns deputados na reportagem em vídeo do ParanáTV

INTERATIVIDADE

Na sua opinião, por que os deputados rejeitaram o fim do nepotismo no Paraná? Participe do fórum

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]