• Carregando...

O tráfego na ponte sobre o Rio Piquiri, na BR-272, entre os municípios de Guaíra, região Oeste e Francisco Alves, no Noroeste do estado, será fechado à meia noite desta terça-feira (30). O coordenador do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) no Paraná, engenheiro David Gouvêa, decretou emergência para a recuperação da ponte, em virtude da liminar do juiz Luiz Carlos Canalli, da 1.ª Vara Federal de Umuarama, no Noroeste. As obras estarão concluídos em l80 dias. O valor da emergência é de R$ 7,8 milhões.

Gouvêa determinou também o fechamento daquele trecho da rodovia para que o órgão possa realizar diagnóstico das condições estruturais da ponte.

Situada na altura do quilômetro 541 da BR-272, entre os municípios de Guaíra e Francisco Alves, a ponte tem sido alvo de manifestação de técnicos, políticos e autoridades regionais, que alertam para o risco de desabamento.

Início imediatoA decisão do juiz federal, atendendo ao pedido do Ministério Público Federal, decreta emergência para contratar, com dispensa de licitação, as empresas que farão o reforço das fundações e da estrutura do tabuleiro e recomposição das juntas de dilatação.

As duas empresas escolhidas são a Engemin –Engenharia e Geologia, responsável pelo projeto estrutural e supervisão dos serviços, e a Arteleste Construções Ltda. que fará a obra de recuperação da ponte.

De acordo com o coordenador do Dnit, a contratação por emergência com dispensa de licitação não significa pagar mais pela obra, pois a contratação é feita pela tabela própria do Dnit.

DesvioCom o fechamento da ponte, os motoristas deverão usar um caminho alternativo. Os veículos procedentes da região Norte do Paraná e que se destinam a Guaíra ou ao estado do Mato Grosso do Sul, deverão, a partir de Francisco Alves, seguir pela PR-182 até Palotina, seguindo então pela PR-364 até alcançar a BR-272 à altura do km 552.

Os veículos procedentes do Mato Grosso do Sul e de Guaíra, que se destinarem a Francisco Alves ou ao Norte do Paraná deverão fazer o caminho inverso.

Este desvio vai acarretar um aumento de 42 quilômetros no trecho percorrido. Este fechamento é necessário até que os técnicos avaliem as condições de segurança para a operação da ponte enquanto os reparos são realizados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]