• Carregando...

Números nacionais

De acordo com a PRF, o número de acidentes aumentou cerca de 23,86% nas estradas federais que cortam o Brasil. O número de feridos subiu 29,25% e o de mortes, 2,06%, comparando com o mesmo período de 2006.

Leia a matéria completa

Acidentes com ônibus e caminhões aumentam número de mortes em 2007

O primeiro trimestre de 2007 foi mais violento nas estradas paranaenses em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo informações das polícias rodoviárias, o número de acidentes fatais aumentou 10% neste ano. A quantidade de pessoas feridas teve um pequeno aumento. Nos três primeiros meses deste ano, 4.066 pessoas ficaram feridas nas estradas paranaenses, número muito próximo dos 3.988 de 2006.

Acidentes envolvendo veículos pesados, como ônibus e caminhões, marcaram os três primeiros meses de 2007 e contribuíram para o aumento no número de mortos e feridos.

Leia a reportagem completa

As estradas que cortam o Paraná tiveram 15% a mais de acidentes no feriado de Páscoa deste ano, comparado com o mesmo período de 2006. O número de mortes é ainda mais trágico: 11 pessoas morreram neste feriado, mais que o dobro dos 5 casos registrados no ano anterior.

De acordo com o balanço final das polícias rodoviárias Estadual e Federal (PRE e PRF), aconteceram 336 acidentes neste ano. Em 2006, foram 291 acidentes. Onze pessoas perderam as vidas nas estradas contra cinco mortes em 2006. Completando o número de estatísticas, a quantidade de pessoas feridas também foi maior em comparação com o ano passado.

Nos três dias de feriado deste ano 351 pessoas ficaram feridas. Em 2006, foram 238 feridos. Para o tenente Sheldon Vortolin, da PRE, dois fatores principais contribuíram para o aumento no número de acidentes no feriado da Páscoa deste ano.

"A situação do apagão aéreo e o aumento da frota de veículos foram os dois principais fatores para o maior número de acidentes e de mortes nas estradas", afirmou Vortolin. O número de autuações, porém, também aumentou. Somente a PRE aplicou 2.191 multas neste ano, contra 1.158 em 2006.

Mesmo com a fiscalização mais rigorosa, os motoristas cometeram abusos nas estradas e a imprudência acabou sendo a tônica dos acidentes. "O motorista pode dominar o carro, mas a estrada tem vários fatores que podem provocar um acidente, como sujeira, pista molhada ou alguma batida logo à frente. A direção defensiva é a melhor forma de evitar acidentes", explicou o tenente Vortolin.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]