Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
São José dos Pinhais

Dupla função dos motoristas causa polêmica em São José dos Pinhais

Prefeitura fará nesta quarta (27) uma reunião com as empresas, que negam demissão em massa denunciada por sindicato

O acúmulo de funções de motoristas do transporte público de São José dos Pinhais, que passaram a realizar o trabalho de cobrar a tarifa em algumas linhas, está sendo alvo de criticas do sindicato da categoria (Sindimoc), que chegou a bloquear a garagem da Auto Viação São José dos Pinhais na manhã de segunda-feira (25). A prefeitura convocou uma reunião com empresários para discutir "assuntos relacionados ao serviço de transporte" para esta quarta-feira (27).

Representantes dos trabalhadores denunciam que 100 cobradores foram demitidos no intervalo de 15 dias. Em nota, o Grupo Auto Viação São José confirma alguns desligamentos, mas nega que tenha sido "em massa".

A empresa diz enfrentar um desequilíbrio econômico-financeiro, por isso fez "a adequação do cobrador de algumas linhas e horários com baixa demanda", em busca da "redução do custo tarifário". O vice-presidente do Sindimoc, Dino César Moraes de Matos, diz que "não é verdade que isso [a retirada dos cobradores] reduz a tarifa".

O acúmulo de dirigir e cobrar tarifa cria "um problema de atenção do próprio motorista", na opinião do presidente da Comissão de Trânsito da OAB-PR, Marcelo Araújo, que explica que esta situação deixa o trabalhador estressado e desconfortável. Araújo explica que mesmo quando o ônibus está parado em um ponto de parada ele é considerado "em trânsito", por o condutor não deve ter distrações. Além disso, o stress causado pode ter consequências trabalhistas, pois o motorista profissional tem obrigação de passar por teste psicológico ao renovar a habilitação.

Os empresários alegam que o acúmulo, além de ser permitido pela lei municipal, não prejudica o "atendimento à população, uma vez que mais de 65% dos usuários de São José dos Pinhais utilizam o cartão eletrônico VEM, que já possui integração temporal".

Procurada pela reportagem, a prefeitura informou que só vai se pronunciar sobre a legalidade e critérios para a retirada dos cobradores após a reunião desta quarta.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.