Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
reconhecimento

Edmundo Lemanski será homenageado pelos vereadores de Curitiba

Empresário e diretor presidente da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) dará nome a um dos dos Centros Municipais de Educação Infantil da capital

O empresário e advogado Edmundo Lemanski: presença silenciosa, mas ativa,  na vida paranaense, estado que escolheu para si | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
O empresário e advogado Edmundo Lemanski: presença silenciosa, mas ativa, na vida paranaense, estado que escolheu para si (Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo)

O empresário e diretor presidente da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), Edmundo Lemanski, será homenageado pela Câmara de Curitiba. Na sessão desta segunda-feira (23), o vereador Mario Celso Cunha (PSB) anunciou que Edmundo Lemanski, que morreu no sábado (21), terá o nome indicado para um dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

O presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), confirmou que a indicação que recebeu o apoio de todos os veradores em reconhecimento ao trabalho realizado por Lemanski. A segunda homenagem foi o respeito de um minuto de silêncio, acatada pelo primeiro vice- presidente Tito Zeglin (PDT), no momento em que presidia os trabalhos da sessão.

Cunha ressaltou que o empresário foi um dos responsáveis pela "modernização e expansão da comunicação paranaense em nível nacional". A escolha para denominar um CMEI vai ao encontro do "interesse e preocupação do empresário com as causas públicas e defesa dos interesses da sociedade", frisou Derosso, em nota divulgada pela Câmara.

DespedidaFamiliares e amigos se despediram neste domingo (22) de Edmundo Lemanski. O corpo do empresário Lemanski foi enterrado no Cemitério Parque Iguaçu, em Curitiba, às 17h28. Cerca de 600 pessoas entre familiares, amigos, funcionários e admiradores do trabalho do empresário passaram pelo cemitério durante o velório e enterro.

O diretor presidente da RPC tinha 83 anos e lutava contra um câncer, desde meados da década. No domingo, diversas autoridades e lideranças empresariais e políticas do Paraná prestaram condolências e destacaram a importância de Edmundo Lemanski para a comunicação do Paraná.

Às 16h de domingo, o padre Levi Bonatto chegou ao local onde foi realizada uma missa de aproximadamente meia hora. Em um dos momentos mais emocionantes da cerimônia, Elizabeth, filha de Edmundo Lemanski, pediu para ler a carta que ela escreveu no dia dos pais, mas não conseguiu entregar a ele na data. No documento, Elizabeth agradeceu tudo o que o pai a ensinou. Na sequência, o corpo foi levado para que fosse realizado o enterro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.