i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
reconhecimento

Edmundo Lemanski será homenageado pelos vereadores de Curitiba

Empresário e diretor presidente da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) dará nome a um dos dos Centros Municipais de Educação Infantil da capital

  • PorVitor Geron
  • 23/08/2010 17:45
O empresário e advogado Edmundo Lemanski: presença silenciosa, mas ativa,  na vida paranaense, estado que escolheu para si | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
O empresário e advogado Edmundo Lemanski: presença silenciosa, mas ativa, na vida paranaense, estado que escolheu para si| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Saiba mais detalhes sobre a trajetória de Edmundo Lemanski

Lemanski não lembrava de ter conhecido Cunha Pereira nos tempos da faculdade de Direito da Praça Santos Andrade, embora fossem contemporâneos e te­­nham se graduado com pouco tem­­po de diferença. Mas se tornaram conhecidos posteriormente. Foi graças a essa relação próxima que, no início da década de 1960, Francisco Cunha Pereira Filho – então um criminalista respeitado – ofereceu uma carona a Edmundo. Foi ali que tudo começou.

Leia a matéria completa

O empresário e diretor presidente da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), Edmundo Lemanski, será homenageado pela Câmara de Curitiba. Na sessão desta segunda-feira (23), o vereador Mario Celso Cunha (PSB) anunciou que Edmundo Lemanski, que morreu no sábado (21), terá o nome indicado para um dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

O presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), confirmou que a indicação que recebeu o apoio de todos os veradores em reconhecimento ao trabalho realizado por Lemanski. A segunda homenagem foi o respeito de um minuto de silêncio, acatada pelo primeiro vice- presidente Tito Zeglin (PDT), no momento em que presidia os trabalhos da sessão.

Cunha ressaltou que o empresário foi um dos responsáveis pela "modernização e expansão da comunicação paranaense em nível nacional". A escolha para denominar um CMEI vai ao encontro do "interesse e preocupação do empresário com as causas públicas e defesa dos interesses da sociedade", frisou Derosso, em nota divulgada pela Câmara.

DespedidaFamiliares e amigos se despediram neste domingo (22) de Edmundo Lemanski. O corpo do empresário Lemanski foi enterrado no Cemitério Parque Iguaçu, em Curitiba, às 17h28. Cerca de 600 pessoas entre familiares, amigos, funcionários e admiradores do trabalho do empresário passaram pelo cemitério durante o velório e enterro.

O diretor presidente da RPC tinha 83 anos e lutava contra um câncer, desde meados da década. No domingo, diversas autoridades e lideranças empresariais e políticas do Paraná prestaram condolências e destacaram a importância de Edmundo Lemanski para a comunicação do Paraná.

Às 16h de domingo, o padre Levi Bonatto chegou ao local onde foi realizada uma missa de aproximadamente meia hora. Em um dos momentos mais emocionantes da cerimônia, Elizabeth, filha de Edmundo Lemanski, pediu para ler a carta que ela escreveu no dia dos pais, mas não conseguiu entregar a ele na data. No documento, Elizabeth agradeceu tudo o que o pai a ensinou. Na sequência, o corpo foi levado para que fosse realizado o enterro.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.