• Carregando...
 | Gilberto Abelha/ Jornal de Londrina
| Foto: Gilberto Abelha/ Jornal de Londrina

O incentivo à compra de carros novos pelos brasileiros – por meio da redução do IPI – tem outros efeitos indesejados, além da poluição e dos congestionamentos. A questão virou até motivo para discussão entre vizinhos. No Parque Residencial Fazendinha, um dos maiores de Curitiba, com 650 apartamentos, a falta de vagas de estacionamento resultou na proibição para que visitantes deixem seus carros dentro do condomínio.

Papai Noel gordinho

Quem esperou para pegar sua cartinha na promoção Papai Noel dos Correios só encontrou pedidos que exigem um investimento maior, como Playstation 3, Nintendo Wii e bicicleta. Mesmo assim, todas as quase 9 mil crianças já foram apadrinhadas. Não significa, porém, que as crianças ganharão o que pediram: o padrinho pode comprar outro presente e enviar uma cartinha em nome do Papai Noel, explicando a situação.

Efeito colateral 2

Para reduzir a disputa, o condomínio dividiu o estacionamento de forma que cada morador só pode estacionar no espaço que foi demarcado para ele. Mas aí surgiu outro problema: o que fazer quando a família tem mais de um carro? O jeito está sendo emprestar ou alugar a vaga de quem não tem carro, ou ainda deixar o carro na rua, o que deixa o trânsito na região ainda mais confuso.

Efeito colateral 3

Quem trabalha no Centro e precisa vir de carro também vive um drama. Impedido de deixar o carro na rua o dia todo, o motorista tem de recorrer aos estacionamentos particulares. Nesse caso, o problema é o custo, que varia entre R$ 200 e R$ 300. Isso sem falar que os estacionamentos costumam promover aumentos frequentes. A quem reclama só resta uma alternativa: procurar outro lugar para deixar o carro.

Tempo curto

A preocupação agora é que todos que pegaram as cartinhas levem os presentes até os Correios o mais rápido possível. A entrega precisa ser feita logo, pois os brinquedos têm de ser doados antes do fim do período letivo, já que todas as crianças são estudantes da rede municipal de ensino.

Pela hora da morte

A procura por pares de sapato está provocando a ira das consumidoras. No périplo pelas lojas é raro encontrar sapatos de salto alto ou mesmo sapatilhas cujo preço não alcance os três dígitos. Há quem compare as remarcações natalinas dos calçadistas com o valor estratosférico do combustível em véspera de feriado. Socorro!

Sandálias da humildade

Moradores do bairro São Braz, os pais de um menino de 7 anos passaram apuro no último fim de semana ao comemorar o aniversário do filho. Com quase três horas de atraso na entrega dos salgadinhos e bolo encomendados numa confeitaria no Alto da XV, o pai foi obrigado a atravessar a cidade para buscar a encomenda. E ao reclamar do atraso ao gerente ainda ouviu a pérola: "O senhor precisa ser mais humilde."

* * * * *

É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do que falar e acabar com a dúvida.

(Abraham Lincoln, 16.° presidente dos Estados Unidos, entre 1861 e 1865).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]