O binário da Rua Nilo Peçanhacomeçou a operar às 15 horas desta segunda-feira (25), em Curitiba. De acordo com a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), o tráfego pela região era tranqüilo e a sinalização estava sendo finalizada nesta tarde. Um triângulo, feito com tachões, foi montado para direcionar o trânsito. Agentes da Diretran estariam nos cruzamentos da região para orientar os motoristas durante a semana.

CARREGANDO :)

A mudança no tráfego ocorre em trechos dos bairros Mercês, Bom Retiro e Pilarzinho. O binário envolve também as ruas Albino Silva e Desembargador Benvindo Valente e tem a extensão de dois quilômetros.

O sentido mão única da Nilo Peçanha é no sentido do Centro para os bairros. A alteração começa na Rua Barão de Antonina e vai até a Rua Carlos Pioli.

Publicidade

Já a Rua Albino Silva tem sentido único no sentido bairro-Centro. A mudança tem início na Rua Carlos Pioli e vai até a Rua Paulo Graeser Sobrinho, passando posteriormente pela Rua Benvindo Valente.

Para melhorar a fluidez do trânsito, a Rua Domingos Nascimento também passa a ter mão única no trecho entre as ruas Nilo Peçanha e Henrique Itiberê da Cunha.

Mudanças no transporte coletivo

O novo binário mudou o itinerário de algumas lihas de ônibus do transporte coletivo. De acordo com a prefeitura, as alterações no sentido Centro-bairro ocorrem nas linhas Raquel Prado/Puc, Vila Nori, Bracatinga e Primavera e também nas metropolitanas Curitiba/Tanguá e Curitiba/Vila Marta. A mudança tem início no cruzamento das ruas Trajano Reis com Barão de Antonina.

Os ônibus devem trafegar pelas seguintes ruas: Nilo Peçanha, Lysímaco Ferreira da Costa, Domingos do Nascimento, Teffé e Avenida Desembargador Hugo Simas. O trajeto dessas linhas passa a ter novos pontos na Rua Nilo Peçanha no cruzamento com as ruas Senador Xavier da Silva e Doutor Roberto Barrozo. Outro ponto está instalado no cruzamento das ruas Teffé e Professora Maria José Godoy. Os ônibus retornam para o Centro pela Avenida Desembargador Hugo Simas.

Publicidade

No sentido contrário, bairro-centro, as quatro linhas que sofreram mudança são Cabral/Osório, Nilo Peçanha, Bom Retiro/PUC e Jardim Kosmos. Os ônibus trafegam pelas ruas Albino Silva e Desembargador Benvindo Valente. Depois seguem pela Rua Trajano Reis.

Confira no mapa o trecho em que está implantado o binário:

Veja também
  • Alternativa é boa, mas falta estacionamento
  • Binários são mal necessário para o trânsito
  • Binário da Rua Nilo Peçanha começa a operar na segunda-feira
Binário Nilo Peçanha