• Carregando...
A principal reivindicação da categoria é que os salários atrasados dos professores temporários sejam pagos | Aniele Nascimento / Agencia de Noticias Gazeta do Povo
A principal reivindicação da categoria é que os salários atrasados dos professores temporários sejam pagos| Foto: Aniele Nascimento / Agencia de Noticias Gazeta do Povo

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) e do Governo do Paraná se reuniram na tarde desta terça-feira (9) para discutir as principais reivindicações da categoria. Entre os temas tratados estava o pagamento dos 2,9 mil professores temporários, que foram contratados por Processo Seletivo Simplificado para substituir quem estava licenciado. Os docentes não recebiam o salário desde setembro, quando foram admitidos.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, órgão oficial de comunicação do governo do estado, o pagamento está confirmado para ocorrer em folha suplementar no dia 17 de novembro e já está sendo processado pela Secretaria de Estado da Administração e da Previdência. Em nota oficial, a Secretaria da Educação do Paraná (Seed) justificou que o atraso dos salários seria consequência do "número de licenças concedidas pela secretaria - cerca de 6 mil especiais; 2,4 mil do Programa de Desenvolvimento Educacional e mais 714 entre aposentadorias e exonerações - extrapolou as previsões de afastamento". Isso teria motivado um "replanejamento orçamentário e financeiro que ocasionou a não inclusão na folha de pagamento dos profissionais contratados pelo Processo de Seleção Simplificado (PSS) para o mês de outubro".

Além do pagamento, foi discutido na reunião o chamamento de novos funcionários aprovados em concurso público. Ao todo pelo menos 7,6 mil novos concursados devem ingressar no sistema, sendo que 5,1 mil são agentes educacionais e 2.4 mil professores. Os agentes educacionais, que já foram aprovados em provas de concurso público, devem ser chamados para avaliação médica em edital. Os professores já passaram por essa etapa e aguardam apenas nomeação. Não foi divulgado quando o edital e a nomeação serão publicados.

Outro tema que seria discutido na reunião era a análise para a implantação de um sistema de promoções e progressões. Como o tema depende da viabilidade financeira das instituições, uma nova reunião foi agendada para o dia 25 de novembro, quando técnicos da Fazenda, Planejamento e Administração vão poder dar um panorama concreto sobre a evolução das receitas e despesas.

Manifestação Antes da reunião, aproximadamente 500 professores da rede estadual de ensino participam de uma manifestação em frente ao Palácio das Araucárias, no Centro Cívico, em Curitiba, na manhã desta terça-feira (9). A categoria fez debates sobre as reivindicações.

De acordo com a presidente da APP-Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho, as aulas na rede estadual ocorrem normalmente, pois as escolas da capital e algumas do interior do Paraná mandaram representantes para participar do ato no Centro Cívico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]