• Carregando...
 | Aniele Nascimento / Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo
  • Aniele Nascimento, 37 anos, curitibana. Fotógrafa há 16 anos, 13 dos quais na Gazeta do Povo

Foi-se a neve. E aos curitibanos restaram as geadas. E quantas são elas nos invernos rigorosos deste lado de baixo do Equador. A fotógrafa Aniele Nascimento que o diga. Acostumada a acordar cedo para registrar a geada, antes que os primeiros raios de sol derretam o gelo, ela tem na cabeça um roteiro de lugares que se pintam de branco nos dias mais frios do ano. A maravilha preferida do público foi um flagrante experimental da geada no Memorial Ucraniano, no Parque Tingui. Aniele nunca tinha visto o frio daquelas bandas. Devia saber que os ucranianos que chegaram aqui estavam acostumados às baixas temperaturas e, nada melhor do que uma paisagem conhecida, para lembrar de casa. O memorial guarda, além do gelo das estepes, pinheiros, canteiros floridos e uma réplica da igreja ucraniana de São Miguel da Serra do Tigre, em Mallet.

Publicação deste postal na Gazeta do Povo: 4/4

Saiba mais

Os primeiros ucranianos chegaram no Paraná em 1891. Eram mais de 20 mil e formaram suas principais colônias nas cidades de Mallet e Prudentópolis, no interior do estado. Para comemorar o centenário da chegada dos primeiros imi­grantes a Curitiba, o Parque Tingui recebeu o Memorial Ucraniano, que conta com uma exposição permanente de pêssankas e ícones.

As geadas são costu­meiras no inverno da capital. A menor tempera­tura registrada nos termômetros foi de -5,2o C, em 1972.

Fonte: Simepar e Prefeitura de Curitiba.

* * * * * * *

Veja as outras maravilhas de Curitiba:

1º Lugar: Lembrança das estepes (1.949 votos)

2º Lugar: Água que vem do céu (1.597 votos)

3º Lugar: Espelho, espelho meu (1.581 votos)

4º Lugar: Aos pés de um pinheiro (1.352 votos)

5º Lugar: Tomando fôlego (1.229 votos)

6º Lugar: Caleidoscópio urbano (1.014 votos)

7º Lugar: A florada dos ipês (1.013 votos)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]