• Carregando...
Cerimônia começou às 18 horas de ontem e contou com atos antes do pronunciamento do papa | Ricardo Moraes/ Reuters
Cerimônia começou às 18 horas de ontem e contou com atos antes do pronunciamento do papa| Foto: Ricardo Moraes/ Reuters

Manifestação

Polícia investiga participação de agente da Abin em protesto

Agência Estado

A Polícia Civil do Rio e a Comissão Especial de Investigação de Atos de Vandalismo investigam a participação de dois supostos agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na manifestação da última segunda-feira nas imediações do Palácio Guanabara. O ato resultou em confronto entre policiais e manifestantes logo após o papa Francisco deixar o palácio. O casal Igor Pouchain Matela e Carla Hirt foi detido por policiais militares na manifestação. Levados à delegacia, "os dois se apresentaram como agentes da Abin, mas não mostraram nenhuma identificação".

4 sobreviventes do massacre na escola municipal Tasso da Silveira, em Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro, serão abençoados hoje pelo papa Francisco logo após a Via Sacra, uma das atividades centrais da Jornada Mundial da Juventude. Além de três jovens, está a mãe de uma uma das 12 pessoas mortas por Wellington de Oliveira, de 24 anos, em abril de 2011.

  • Eventos são transferidos de Guaratiba: A organização da Jornada Mundial da Juventude confirmou que a vigília e a missa de encerramento, que aconteceriam neste sábado, 27, e domingo, 28, serão transferidas para a Praia de Copacabana. A previsão era que o evento fosse realizado no Campus Fidei, em Guaratiba, zona oeste do Rio, onde há estrutura para receber 1,5 milhão de peregrinos. Segundo os organizadores, o terreno está com muita lama em função das chuvas que atingem a cidade desde terça, 23. A decisão de transferir os eventos foi confirmada na tarde desta quinta-feira, 25, após uma reunião entre os organizadores e autoridades. No terreno em Guaratiba, parte das grades que demarcam as áreas de vigília dos peregrinos estaria cedendo por causa da grande quantidade de lama. No local, foram montados cerca de 40 lotes com infraestrutura de água, sanitários, atendimento médico, capelas e espaços de conveniência, com opções de alimentação

O papa Francisco fez aos milhares de jovens que foram vê-lo na noite de ontem na Festa de Acolhida da Jornada Mundial da Juventude, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, um apelo para que se voltem para a espiritualidade.

No pronunciamento marcado por citações da Bíblia e linguagem coloquial, o pontífice recorreu a uma gíria bem carioca – "bote fé" – para conclamar o público a se engajar no cristianismo, deixar as obsessões materiais – "o ter, o dinheiro, o poder"– e trocar a si mesmos por Deus como centro da vida. Francisco chamou esse processo de "revolução copernicana", em alusão a Nicolau Copérnico (1473-1543), cientista que formulou o heliocentrismo, teoria segundo a qual o centro do Universo seria o Sol, não a Terra.

"Mas o que podemos fazer? ‘Bote fé’", pediu o Santo Padre, no discurso, no qual recorreu a uma imagem familiar – a preparação de comida – para expor seu pensamento. "A cruz da Jornada Mundial da Juventude peregrinou através do Brasil inteiro com este apelo. Bote fé: o que significa? Quando se prepara um bom prato e vê que falta o sal, você então ‘bota’ o sal; falta o azeite, então ‘bota’ o azeite... ‘Botar’, ou seja, colocar, derramar." Para o papa, a Bíblia mostra o caminho para a jornada espiritual que recomendou aos jovens. "No Evangelho, escutamos a resposta: Cristo", afirmou.

Francisco pediu também aos jovens que se perguntassem, com sinceridade, em quem depositavam confiança, em si próprios ou em Jesus e propôs uma troca. "Sentimo-nos tentados a colocar a nós mesmos no centro, a crer que somos somente nós que construímos a nossa vida, ou que ela se encha de felicidade com o possuir, com o dinheiro, com o poder", declarou.

O papa Francisco foi bastante aplaudido pelos peregrinos no fim de sua fala. Após a sua participação, os peregrinos começam a deixar a praia de Copacabana.

Peregrinos querem voltar ao Brasil

Da Redação

O tempo chuvoso e os transtornos com os transportes não desanimaram os peregrinos estrangeiros que vieram para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Pesquisa que está sendo feita pelo Ministério do Turismo aponta, em dados preliminares, que 93% dos visitantes de outros países disseram ter a intenção de voltar ao Brasil e que 60% deles pretendem visitar outras regiões do país.

De acordo com o levantamento, feito inicialmente com 500 pessoas, 65% dos entrevistados declararam que estão no Brasil pela primeira vez. As informações são da Agência Brasil.

A informação foi divulgada ontem pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira, durante a ExpoCatólica, feira que está ocorrendo no Riocentro com objetivo de divulgar roteiros turísticos religiosos no país. A pesquisa continuará sendo feita até o fim da JMJ, com um total de 4 mil entrevistados.

"Nós estamos estruturando uma política para o turismo religioso. Isto vem de uma definição de que a nossa prioridade é o turismo interno. O ministério precisa ajudar na divulgação do turismo religioso e transformar isso em um negócio com retorno econômico", disse Vieira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]