• Carregando...
Na Quinta da Boa Vista, estão disponíveis aos visitantes 50 confessionários, estandes vocacionais, tendas acústicas e um local de adoração | Tomaz Silva/ABr
Na Quinta da Boa Vista, estão disponíveis aos visitantes 50 confessionários, estandes vocacionais, tendas acústicas e um local de adoração| Foto: Tomaz Silva/ABr

A chuva que caía no início da tarde desta quarta-feira no Rio de Janeiro não impediu a formação de filas nos confessionários instalados a céu aberto, especialmente para a Jornada Mundial da Juventude.

Aos pés do Mosteiro de São Bento, um dos pontos de grande fluxo de peregrinos, no Largo da Carioca, centro do Rio de Janeiro, padres poliglotas voluntários recebiam confissões e aconselhavam fiéis em português, alemão, espanhol, inglês, português e francês.

"Uma das coisas que têm me impressionado é justamente este arrependimento, este desejo de querer mudar nos jovens que vêm aqui aos confessionários, de querer começar algo novo e diferente", afirmou Enrique Tizon, padre missionário peruano da arquidiocese de Huancayo. Com experiência em missões no Maranhão e em Moçambique, Tizon ouvia confissões em português e espanhol.

"Estávamos caminhando quando notamos que havia confessionários por aqui. Eu não esperava que fossem tão públicos assim", disse Archie Lasalle, de 29 anos, de Moreno Valley, Califórnia.

"É uma experiência única poder passar pelo sacramento da reconciliação assim em praça pública e ser consolado por um padre de outra parte do mundo dessa maneira", afirmou o norte-americano que veio ao Brasil para participar da jornada com um grupo de 30 jovens.

Para o indiano Aaron D'Cunha, de 41 anos, o confessionário não é apenas um lugar para falar dos pecados, mas também um espaço para conversar com o padre, pedir conselhos e esclarecimentos, um lugar onde se pode "abrir o coração".

"É um momento de graça, de encontro com Deus. Vimos essas cabines especiais e decidimos nos confessar aqui", disse o engenheiro, que veio de Mumbai e está hospedado no subúrbio carioca de Brás de Pina (zona norte), enquanto aguardava sob a chuva para fazer a confissão em inglês.

Cerca de cem confessionários, projetados pelo arquiteto espanhol Ignácio de Ozono, foram instalados em ponto públicos de grande movimentação de pessoas da cidade.

Na sexta-feira, o papa Francisco vai receber a confissão de cinco jovens, três homens e duas mulheres, durante visita à Feira Vocacional, na Quinta da Boa Vista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]