• Carregando...
Na Quinta da Boa Vista, estão disponíveis aos visitantes 50 confessionários, estandes vocacionais, tendas acústicas e um local de adoração | Tomaz Silva/ABr
Na Quinta da Boa Vista, estão disponíveis aos visitantes 50 confessionários, estandes vocacionais, tendas acústicas e um local de adoração| Foto: Tomaz Silva/ABr

JMJ 2013

Acompanhe a cobertura completa da JMJ 2013.

  • Selo em homenagem ao papa Francisco

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) tem a participação de 355 mil peregrinos de 175 países. O encontro, que tem a presença do papa Francisco, vai até domingo (28) na cidade do Rio.

Divulgados há pouco pela diretora de Inscrições, irmã Shaiene Machado, os dados mostram que os brasileiros são maioria, em um total de 220 mil pessoas. Os principais estados de origem são do Sudeste – como Minas Gerais, São Paulo e Rio –, seguidos dos da Região Sul e Nordeste, com destaque para Pernambuco, de onde se deslocaram mais peregrinos para o evento.

Da mesma nacionalidade do papa, vêm em seguida os argentinos (23 mil). Norte-americanos (10,8 mil), chilenos (9,2 mil) e italianos (7,7 mil) aparecem depois na lista. A Venezuela enviou 6,1 mil peregrinos. As inscrições para a jornada da juventude católica ainda estão abertas.

Quinta da Boa Vista recebe a Feira Vocacional do primeiro dia da JMJ

Jornada Mundial da Juventude (JMJ) começa oficialmente hoje (23) e os peregrinos poderão participar da Feira Vocacional, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na zona norte. Lá, estarão disponíveis aos visitantes 50 confessionários, estandes vocacionais, tendas acústicas e um local de adoração a Jesus Sacramentado.

Outras atrações são o Catolic Point, onde os peregrinos poderão dançar ao som de música eletrônica católica, e o Espaço 180°, destinado aos esportes radicais. É nessa feira que o papa vai colher a confissão de cinco jovens de várias nacionalidades, na sexta-feira (26).

A agenda oficial do papa Francisco no Rio de Janeiro, onde participa da JMJ até o domingo (28), prevê que, a princípio, ele descanse nesta terça-feira na residência da Arquidiocese, no Sumaré, onde ficará hospedado durante sua estada na cidade. A Secretaria Executiva do Comitê Organizador Local da JMJ não descartou, porém, mudanças na programação.

Em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), a JMJ promove também hoje debate sobre o papel da juventude no desenvolvimento sustentável e na paz. O encontro "Jovens e Cultura da Paz" ocorrerá no prédio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), onde funcionam os consulados das delegações internacionais durante a jornada. As discussões vão contar com a participação do enviado especial do secretário-geral da ONU para a Juventude, Ahmad Alhendawi.

Durante a jornada, ocorrerão cinco atos centrais, sendo quatro com a presença do papa Francisco. O primeiro está previsto para a noite de hoje. Trata-se da missa de acolhida que será rezada pelo arcebispo local, dom Orani João Tempesta, na Praia de Copacabana. Após a celebração, os Correios farão o lançamento de um selo em homenagem ao papa Francisco. O selo traz, em primeiro plano, a imagem do papa no gesto de emissão de bênção, tendo, ao fundo, a representação da Baía de Guanabara e, à esquerda, o monumento do Cristo Redentor.

Serão emitidos 1,2 milhão de selos, com preço de R$ 1,80 por unidade. As peças poderão ser compradas na loja virtual,na Agência de Vendas a Distância ou nas agências dos Correios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]