• Carregando...

O culto à Nossa Senhora Aparecida, o mais importante símbolo religioso brasileiro, tem sua origem em 1717. Naquele ano, três pescadores descobriram no rio Paraíba do Sul, em um local próximo à região da atual Aparecida (180 km de São Paulo), uma imagem de cerca de 40 cm, de cor escura.Devido a seu aparecimento, considerado milagroso à época, a estátua negra de Virgem Maria logo recebeu um nome: Aparecida.

A imagem ganhou força com o passar dos anos - primeiro para os poucos pescadores a quem ela teria tornado a pesca abundante, em seguida para a comunidade local, até a inauguração da primeira capela, em 1745, quando ocorreram as primeiras romarias.

Dom Pedro 1º, no ano da independência brasileira, em 1822, a proclamou "padroeira do Brasil". Em 1930, a proclamação recebe o aval do papa Pio 11. A pedra fundamental da atual basílica de Aparecida foi lançada em 1946.

Uma das questões mais controversas sobre a imagem é a de sua cor. Não há, ao que parece, dúvida sobre o efeito escurecedor que a longa permanência na água possa ter provocado. A discussão se concentra nos possíveis significados que a cor pode assumir.

O jornalista Luciano Ramos, autor do livro "A Padroeira - Origem do Culto à Senhora Aparecida" (edições Paulinas), considera que "o fato de a imagem ser negra poderia explicar a sua importância no século 20, mas não na época, em que quase não havia negros naquela região".

Segundo Ramos, a descoberta situa-se historicamente entre duas revoltas contra os portugueses na capitania de São Paulo e Minas (a Guerra dos Emboabas, de 1709, e a de Felipe dos Santos, em 1720). O culto ofereceria aos brasileiros uma "confiança libertária" em relação à ordem política e um incentivo ao sentimento nativista.

Papa diz que voltará em 2017, aniversário de 300 anos de Nossa Senhora Aparecida

O papa Francisco encerrou a missa em Aparecida (SP) com uma bênção às famílias e um pedido para que os fiéis rezem por ele. Antes de deixar a tribuna Bento 16, no Santuário Nacional de Aparecida, o pontífice prometeu voltar em 2017.A data marca os 300 anos do encontro da imagem da santa por pescadores, em 1717, no rio Paraíba do Sul.

"Peço um favor. Com jeitinho. Rezem por mim. Eu preciso. Que Deus os abençoe. E até 2017, quando voltarei", afirmou, em espanhol. O pontífice brincou mais uma vez com o idioma ao dizer que não fala "brasileiro".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]