Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

PUBLICIDADE

Cultura

Veja a origem e o significado dos nomes das grandes cidades paranaenses

  • Anderson Gonçalves, especial para a Gazeta do Povo
 |
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

Mais de 3 milhões de pessoas estão distribuídas entre as cinco maiores cidades do Paraná. Mas quantas delas já pararam para pensar no significado do nome do lugar onde vivem?

Você sabia que a palavra Curitiba tem origem na língua tupi? Ou que Londrina é uma homenagem à capital inglesa? Ou, ainda, que Cascavel tem tudo a ver com a famosa cobra de mesmo nome? Se você não sabe, a Gazeta do Povo tira as suas dúvidas.

Curitiba

O nome da capital tem origem em duas palavras da língua tupi: Ku’ri, que significa pinheiro, e tüba, que quer dizer muito. Logo, a denominação é uma alusão à abundância de pinheiros na região.

Londrina

O nome é uma homenagem a Londres, por ser a cidade onde estava instalada a Paraná Plantations Ltda. e a capital da Inglaterra, país de origem dos fundadores da Companhia de Terras Norte do Paraná.

Maringá

A denominação foi inspirada na canção “Maringá”, de autoria do compositor Joubert de Carvalho. A sugestão partiu da esposa de um dos dirigentes da Cia. de Terras do Norte do Paraná durante uma reunião e foi acatada na hora.

Ponta Grossa

Ao escolher um capão de mato para fundar um povoado, o capataz Francisco Mulato teria se expressado desta forma: “Sinhô sabe bem porque é encostado naquele capão que tem a ponta grossa”. O nome caiu no agrado de todos.

Cascavel

Segundo a crença popular, tropeiros que pousavam às margens do riacho ouviram uma noite o forte guizo de uma cobra cascavel. Após localizar o animal mataram-no, fazendo com que o local fosse chamado de “Pouso da Cascavel”.

Fonte: Livro “Municípios Paranaenses Origens e Significados de Seus Nomes”, de João Carlos Vicente Ferreira

8 recomendações para você

deixe sua opinião

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE