• Carregando...

A falta de uma legislação específica e de um sistema de segurança mais eficaz estão entre os principais "pecados" que tornam os concursos mais vulneráveis a irregularidades e fraudes. Esta é a opinião de especialistas no setor ouvidos pelo G1. Segundo eles, as falhas se tornaram mais evidentes após a descoberta feita pela Polícia Federal, em junho, de uma quadrilha suspeita de fraudar concursos públicos havia 16 anos em todo o país.

A PF apurou que o grupo teria acesso antecipado a gabaritos e passaria dados aos candidatos via "ponto eletrônico". Em outras ocasiões, colocaria pessoas mais bem preparadas para fazer a prova no lugar do interessado.

Sem sinal de celular

Para o editor de livros de concursos Sylvio Motta, deveria haver o bloqueio do sinal de celulares nos arredores dos locais de prova, durante a aplicação da mesma. "Isso forçaria a realização das provas em área fora do alcance de residências e estabelecimentos comerciais. Como os exames, em regra, são marcados para os fins de semana, creio que isso não seria problema."

A escolha das organizadoras também é determinante para a credibilidade do exame, dizem os especialistas. Para Carlos Eduardo Guerra, professor de direito administrativo, deve ser exigida apresentação do currículo de profissionais especializados que integrarão a banca examinadora. Em caso de anulação de uma prova por fraude, a empresa deve ficar proibida de participar de novas licitações. "Isso faria com que tomassem mais cuidados", afirma.

Punição para o candidato

Guerra ressalta ainda que a fraude em concurso público deveria se tornar crime previsto no Código Penal, com punição tanto para integrantes da instituição organizadora que forneçam a prova ou o gabarito, como também para o candidato fraudador. "Este último deveria sofrer uma pena maior, inibindo que outros pretendam fraudar novos concursos. Atualmente, a fraude em concurso é prevista como ato de improbidade administrativa."

O Ministério do Planejamento criou, após a operação da PF, um grupo de trabalho para discutir medidas relativas à segurança dos concursos públicos. Veja abaixo as sugestões de seis especialistas no setor consultados pelo G1.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]