i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Metrópole

“Esta cidade me deu tudo que eu sou”

  • PorPaola Carriel
  • 10/10/2008 21:01
Ernani Buchmann veio de Joinville para Curitiba há 47 anos | Hedeson Alves/Gazeta do Povo
Ernani Buchmann veio de Joinville para Curitiba há 47 anos| Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo

O consultor de marketing Ernani Buchman é um exemplo prático da influência curitibana em Santa Catarina. Ele nasceu em Joinville, mas se considera mais curitibano do que muitas pessoas que nasceram na capital paranaense. Buchman veio para Curitiba com a família quando tinha 10 anos, pois o pai havia conseguido um emprego melhor. Os 49 anos vividos na capital deram ao consultor uma paixão pelo time do Paraná Clube e uma vaga na Academia Paranaense de Letras. "Esta cidade me deu tudo que eu sou. Falo como as pessoas daqui e minhas referências estão aqui. Sou um produto desta sociedade".

O consultor de marketing afirma que os curitibanos têm uma influência muito grande no interior de Santa Catarina. "Curitiba é a capital de Joinville, de São Bento do Sul e de Mafra. É a referência principal dessas cidades". O consultor diz que, por outro lado, também há uma forte influência do Rio Grande do Sul no interior do estado. "Fiz uma visita a Pato Branco e no mesmo dia que Coritiba e Atlético estavam jogando, havia uma partida do Grêmio e Internacional", lembra. "Ninguém comentou nada sobre os times paranaenses, mas todos vibraram com o jogo gaúcho".

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.