• Carregando...

Quando chove, alunos dos bairros rurais não conseguem chegar às escolas

Desde as ocorrências de chuvas mais fortes, no início de fevereiro, estradas rurais que ligam distritos e bairros de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, ao centro da cidade ficaram praticamente intransitáveis. Em diversos pontos, deslizamentos de encostas bloquearam a pista e buracos acumulam água, formando atoleiros. O telejornal ParanáTV, da RPC TV mostrou, nesta quarta-feira (10), que há um mês a situação permanece crítica nas estradas. Os moradores dos bairros de Itambezinho, Três Córregos e Ribeirão Grande ainda estão prejudicados pelo problema.

Em Ribeirão Grande, em vários trechos onde encostas deslizaram sobre a pista continuam bloqueados. Em um dos pontos interditados, cinco famílias ficaram isoladas por uma queda de barreira. O acesso só foi restabelecido depois que um morador contratou máquinas para reabrir o caminho.

A 60 quilômetros do centro de Campo Largo, os moradores da localidade de Três Córregos também enfrentam problemas. Na Estrada do Cerne, a pista afundou, interrompendo o tráfego de veículos. Um desvio foi feito, mas, com muitas pedras e buracos, o trânsito pelo local é dificultado pelas más condições da via. No local do afundamento, máquinas e funcionários trabalhavam para refazer o que foi destruído pelos vários deslizamentos.

O acesso a Campo Largo pode ser feito por outro caminho, mas a viagem demora pelo menos uma hora e meia, quando o tempo está bom. Mas, em função dos buracos e dos atoleiros, muitos veículos quebram ao longo da estrada e não conseguem concluir o percurso.

No bairro de Itambezinho, a 36 quilômetros do centro de Campo Largo, as más condições das estradas têm prejudicado diretamente os estudantes. O transporte dos alunos é feito por peruas Kombi, mas quando chove os veículos não conseguem chegar às escolas. Segundo Avilla de Andrade, diretora de um colégio, há casos de alunos que tiveram apenas três presenças em um mês. "Isso porque quando chove nenhum transporte consegue fazer a linha completa. Alguns pais trazem filhos a pé ou de moto", disse.

A Prefeitura de Campo Largo afirma que liberou R$ 500 mil para recuperar as estradas rurais do município e que está executando as obras. Apesar disso, não há previsão para conclusão dos trabalhos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]