i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
100 mil pessoas

Evangélicos reúnem 100 mil pessoas no carnaval para discutir sobre corrupção, ciência e fé

  • Por Isabelle Barone
  • Brasília
  • 20/02/2020 12:20
Os evangélicos já somam mais de 30% da população brasileira, segundo dados do Instituto de pesquisas Datafolha.
Os evangélicos já somam mais de 30% da população brasileira, segundo dados do Instituto de pesquisas Datafolha.| Foto: Reprodução / evento

Nos próximos seis dias, aproximadamente 100 mil evangélicos devem mobilizar o país em um dos maiores eventos cristãos da América Latina, o 22º Consciência Cristã, em Campina Grande, na Paraíba. Os evangélicos já somam mais de 30% da população brasileira, segundo dados do Instituto de pesquisas Datafolha.

A ideia é promover cursos, seminários e reflexões, do ponto de vista cristão, sobre o comportamento dos fiéis frente a questões como política, ética no trabalho, corrupção, educação, sexualidade, ciência. Serão mais de 140 preleções gratuitas com convidados locais e internacionais. O procurador e coordenador da operação Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol, por exemplo, deve ministrar um seminário sobre a "cultura da corrupção".

Acontece simultaneamente, além disso, a maior feira de literatura evangélica latino-americana. São pelo menos 120 mil livros disponibilizados à venda.

Imagem corrompida

"O objetivo do Consciência Cristã é tentar trazer os evangélicos de todas as diferentes matizes para um evangelho 'puro e simples', centrado na pessoa de Jesus, tendo como importante a pregação da Bíblia, sem pervertê-la, corrompê-la, sem tentar manipular as pessoas ou tirar proveito delas", explica o pastor e organizador do evento Euder Faber. "Mas preocupado com a saúde espiritual das pessoas de maneira que elas possam ser edificadas e entender o que de fato é o evangelho de Cristo. A temática da corrupção, por exemplo, tem tudo a ver com aquilo que nós pensamos. O cristão, por natureza, luta contra a corrupção".

Ele observa ainda que, na conjuntura atual, a prática de muitos religiosos se distancia do discurso e dos princípios do Cristianismo. À medida que fiéis são expostos à sociedade por envolvimento em conflitos sociais, culturais e de caráter, a imagem do grupo como um todo tem sido corrompida.

"O meio evangélico não tem a figura de um papa, há muitas vozes falando, mas ninguém fala em nome da igreja evangélica. E há determinados agrupamentos que, lamentavelmente, fazem marketing usando a imagem de Cristo, por interesses escusos, e levam a sociedade a ter uma visão negativa do meio evangélico como um todo. A tendência é sempre generalizar", diz. "Nossa luta não pode ser nos mesmos moldes que tem sido feito por alguns movimentos no Brasil, com ações de intolerância e enfrentamento".

Realizar um trabalho na vida secular com excelência e orientado pelos princípios bíblicos, além disso, para os cristãos, é uma forma de devoção a Deus e um dos tópicos de reflexão no congresso. "Quando trabalhamos, não o fazemos exclusivamente para homens, mas nosso trabalho na sociedade é diante dos olhos de Deus. E se algo é feito para Deus, precisa ser feito com excelência", explica Mauro Meister, pastor que conduzirá a preleção. "Para o progresso, crescimento e desenvolvimento cultural e financeiro pessoal e da sociedade. O trabalho não é um elemento escravizador do homem".

Preconceito religioso

Representantes de parcela considerável da população, os cristãos têm denunciado sofrer preconceito religioso em várias esferas da sociedade. Os evangélicos que atuam no governo, sobretudo, têm sido alvo de críticas por sua preferência de fé.

O cenário motivou um grupo de evangélicos, em março deste ano, a publicar um manifesto em defesa dos cristãos. "Estado laico não é sinônimo de laicismo ou Estado ateu e, portanto, ninguém deve ter opiniões diminuídas ou exercício político limitado por conta da sua religião", diz o documento.

Embora a compreensão "clássica" de perseguição religiosa seja entendida como uma intolerância que parte do Estado, a Lista Mundial dos Perseguidos, ferramenta utilizada pela ONG Portas Abertas, afirma que "qualquer hostilidade experimentada como resultado da identificação de uma pessoa com Cristo" pode ser classificada como perseguição religiosa. "Isso pode incluir atitudes hostis, palavras e ações contra cristãos", diz.

"A gente vive um momento de grande polarização, e não há de se negar que nisso o cristianismo e seus valores têm sido, de certa forma, atacados e minados. Chegamos a um ponto da história em que esses valores foram altamente corroídos", diz o pastor Mauro Meister.

Inscrições

O Consciência Cristã, organizado pelo grupo Visão Nacional para Consciência Cristã (VINACC), acontece de 20 a 25 de fevereiro, no Parque do Povo, em Campina Grande. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 20 de fevereiro através do site oficial do evento.

Serão 40 preletores, entre eles Mark Dever, pastor da Igreja Batista em Washington, Augustos Nicodemus, teólogo e pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil e ex-chanceler da Universidade Mackenzie e muitos outros.

A Feira de Livros da Consciência Cristã, além disso, oferece 70% de desconto nos mais de 120 mil livros.

14 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 14 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • C

    Carlos Moraes

    ± 2 horas

    Parte1 Vc costuma analisar as doutrinas que sua igreja ensina? O que vc gostaria que ela ensinasse mais e deveria falar menos? E as mensagens abordadas no templo, nos estudos bíblicos, na TV, na rádio, te edificam? Elas incentivam as pessoas a se aproximarem de Deus? Ela prega santidade, mudança de caráter, arrependimento de pecados, vida com Deus? Vc se sente motivado a fazer mudanças? Vc acha que ela está focada na vontade de Deus ou dos homens? Ela fala muito ou pouco sobre dinheiro? Qual o papel dela num mundo corrompido pela avareza, egoísmo, homossexualismo, divórcio, prostituição, adultério, roubo, homicídios, corrupção, falta de respeito ao próximo etc? Como ela reage a isso tudo?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Moraes

    ± 2 horas

    Parte 2 Ela deve ignorar e deixar que corruptos governem ou ela deve influenciar nos bastidores da política? A intenção não é trazer confusão, e sim REFLEXÃO. Porque não só de pão, de dinheiro, de sonhos realizados, de ter família constituída, de esperança em cosias materiais viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. A igreja deve fazer estudos sobre a importância da oração, da adoração a Deus, do jejum, do batismo nas águas, do perdão dos pecados, dos frutos do Espírito Santo, da santa ceia, de ser discípulo de Cristo e de fazer novos discípulos (evangelismo), de ajudar os irmãos necessitados e os perseguidos, de se envolver com a obra de Cristo por variadas formas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Ctba

    ± 3 horas

    Tem de rezar bastante para afastar os aproveitadores e gananciosos de tirar proveito da fé.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Figueiredo Mercado

    ± 4 horas

    A igreja cristã protestante tem que reassumir um papel extremamente diferenciado frente ao modernismo exacerbado de nossos dias! Benção será e que Deus abençoe o evento, fazendo-os de fato e de direito refletir sobre o futuro e os próprios futuros da igreja cristã protestante! Avante cristãos.....30% é um grande exército de testemunhas vivas da história!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Neto

    ± 4 horas

    Carnaval é bacanal. Bom prá solteiros mas bem complicado para os pais e as famílias, principalmente no litoral.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edivaldo S

    ± 5 horas

    Além de discutir assuntos importantes, são formadores de opinião. Por isso o molusco tenta de todo jeito se aproximar dos evangélicos. Mas ao contrário do que a alma mais honesta do planeta pensa, eles não vão cair no papo furado dele e de sua corja...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jorge Dias

    ± 6 horas

    Enquanto isso, o papa Católico recebe o Lula.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto Garcia

    ± 6 horas

    Enquanto uns se revoltam contra a corrupção outros são roubados e pulam carnaval alegremente. Brasil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Oliveira

    ± 7 horas

    Evangélico discutir ciência é como um cachorro dirigir um carro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • N

      Neto

      ± 4 horas

      Ignorante e preconceituoso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      JOSÉ KRUPA

      ± 6 horas

      Está latindo sem saber porque.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Márcio dos Santos

    ± 7 horas

    Ou seria outro evento para coletar assinaturas de novos filiados para o novo ( e nono - 9º) partido do mito?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alex

    ± 7 horas

    Apesar de cristão, não sou evangélico, mas tenho de louvar a intenção de utilizar esse feriado para discutir assuntos realmente importantes para as pessoas e para o Estado. Nada de bebedeira e aquele todo tipo de excessos. Certamente será uma atividade que trará mais consciência e conhecimento aos seus participantes. Parabéns aos envolvidos!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rogério Portella

    ± 8 horas

    Todos os anos, a Consciência Cristã é uma excelente oportunidade para ouvir aplicações práticas do verdadeiro Evangelho. Recomendo o encontro a todos os cristãos e às pessoas interessadas. O evento não tem nada em comum com a picaretagem/palhaçada que se vê nos canais de TV. São pessoas sérias e comprometidas com o Reino de Deus.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.