Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

PUBLICIDADE
  1. Home
  2. Vida e Cidadania
  3. Ex-primeira-dama Nice Braga é enterrada

Luto

Ex-primeira-dama Nice Braga é enterrada

Mulher do ex-governador Ney Braga, que sempre atuou na filantropia, foi a criadora da Provopar. Ela tinha 82 anos e morreu na noite de segunda-feira

  • Paola Carriel
O enterro de Nice Braga, no Cemitério Municipal de Curitiba |
O enterro de Nice Braga, no Cemitério Municipal de Curitiba
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

Foi enterrado ontem em Curitiba o corpo de Nice Braga, viúva do ex-governador Ney Braga. Ela tinha 82 anos e morreu na noite de segunda-feira por causa de problemas circulatórios. No dia 18 de abril a ex-primeira-dama teve uma queda brusca de pressão, foi levada ao Hospital Santa Cruz e ficou internada por uma semana. O corpo foi velado e enterrado no Cemitério Muni­cipal da capital.

Durante toda a vida pública a ex-primeira-dama atuou na área da filantropia. Há 30 anos ela criou o Programa do Volun­tariado Paranaense (Provopar). Nice queria uma política que atendesse todo o estado e organizasse os voluntários já existentes. Reuniu uma equipe de especialistas, composta por assistentes sociais e educadores, e organizou encontros pelo Paraná. Sílvia Maria, enteada de Nice, conta que os voluntários participavam de cursos de formação e qualificação durante dias seguidos. Nice acompanhava tudo de perto. “As pessoas nem acreditavam que a primeira-dama estava ali com elas, fazendo as atividades e almoçando na mesma mesa. Foi um trabalho profundo e sólido”, afirma. Outra ca­­rac­­terística era acompanhar o marido em todas as atividades públicas. “Ela era uma primeira-dama à moda antiga. Meus pais eram muito companheiros”, diz Sílvia Maria.

Nice foi a segunda esposa de Ney Braga. Eles se casaram em 1949, após ele ficar viúvo. O ex-governador já tinha quatro filhos do casamento anterior. Apesar disso, para os familiares, nunca houve diferença no tratamento. “Fomos sempre uma família unida e ela foi uma mãe para todos nós”, conta Sílvia. Ney Braga teve sete filhos: Sílvia Maria, Antônio, Stela Maria e Caetano, do primeiro casamento; Nice Maria, Denise Maria e Nilcéa Maria, do casamento com Nice Braga. Ao todo, são 19 netos e 24 bisnetos.

Estiveram no velório os ex-go­vernadores do Paraná Paulo Pimentel e Álvaro Dias, a ex-primeira-dama de Curitiba Fer­nanda Richa, o presidente estadual do PPS, Rubens Bueno, e antigos secretários do governo Ney Braga. Para Fernanda Richa, o maior legado de Nice é a preocupação com a área social. “Ela atuou em uma época difícil e fez a diferença. Faz parte do rol de grandes mulheres do estado.”

Ney Braga

Formado na Escola de Co­­mando e Estado-Maior do Exér­cito, no Rio de Janeiro, Ney Bra­ga entrou para a política na década de 50. Foi prefeito de Curitiba (1954-58), deputado federal (1959-61), governador do Paraná (1961-65 e 1979-82), ministro da Agri­cultura (1965-66), ministro da Educação (1974-78) e diretor-geral da Itaipu Binacional (1985-90). Ney Braga morreu no ano 2000.

8 recomendações para você

deixe sua opinião

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE