• Carregando...
Abib Miguel, ex-diretor da Assembleia Legislativa, seria o dono da fazenda ocupada por sem-terra. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Abib Miguel, ex-diretor da Assembleia Legislativa, seria o dono da fazenda ocupada por sem-terra.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Integrantes do Movimento Social de Lutas (MSL) invadiram na madrugada desse sábado (21) uma fazenda pertencente ao ex-diretor da Assembleia Legislativa do Paraná, Abib Miguel. Acusado de comandar um esquema milionário de desvio de recursos no Legislativo – revelado pela série Diários Secretos, da Gazeta do Povo e da RPC – o ex-diretor responde a diversos processos civis e criminais. A fazenda de reflorestamento de eucaliptos fica localizada no município São João d’Aliança, em Goiás, a cerca de 200 quilômetros de Brasília.

Segundo informações obtidas pela Gazeta do Povo, 150 famílias invadiram a fazenda Chaves (Janguito) durante a madrugada. Hoje pela manhã, teria havido trocas de tiros com funcionários do local e confronto com policiais.

De acordo com o coordenador nacional do MSL, Hugo Zaidan, uma integrante do grupo foi baleada pela segurança da propriedade durante a ocupação. Segundo o líder, houve reação de pistoleiros contratados para vigiar a fazenda. Veridiana Vieira Barbosa foi atingida por um disparo. A sem-terra foi levada para o hospital de São João da Aliança e não corria risco de morte.

A Polícia Militar goiana enviou um contingente para a área, mas o atirador ainda não tinha sido identificado. Conforme Zaidan, os integrantes do MSL mantiveram a ocupação da fazenda e o clima é tenso na região. Além de reivindicar a propriedade para a reforma agrária, o movimento se opõe ao afastamento de Dilma Rousseff (PT) da presidência da República.

A PM de Goiás confirmou a invasão à fazenda, que está sob bloqueio judicial por lavagem, mas não confirmou se houve confronto e troca de tiros.

No ano passado, uma outra fazenda de Abib, também sob bloqueio judicial, já havia sido invadida por integrantes da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL). A invasão, no entanto, foi desfeita poucos dias depois. Abib possui quatro propriedades na região; um acampamento na fazenda Cerrado continua ativo.

Condenação

Abib Miguel, o “Bibinho”, foi condenado a 37 anos de prisão devido ao seu envolvimento escândalo dos Diários Secretos, que revelou um esquema de desvio recursos públicos do Legislativo do Paraná. Ele foi condenado por desvio de dinheiro público, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. A condenação, no entanto, foi anulada pelo Tribunal de Justiça paranaense em março de 2015 sob a argumentação de que Abib não teve amplo direito de defesa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]