• Carregando...
Chuva não atrapalhou a participação dos fiéis: milhares de pessoas participaram da procissão | Felipe Lessa/Gazeta do Povo
Chuva não atrapalhou a participação dos fiéis: milhares de pessoas participaram da procissão| Foto: Felipe Lessa/Gazeta do Povo

A devoção à Nossa Senhora do Rocio reuniu milhares de pessoas em Paranaguá, litoral do Paraná, neste fim de semana. Nos cálculos da organização do evento, cerca de 500 mil fiéis participaram dos 16 dias de festividades em homenagem a santa. O encerramento do evento religioso foi marcado por uma procissão. O movimento de retorno do município para Curitiba foi intenso no fim da tarde, com pequenos acidentes e tráfego lento.

A procissão de Nossa Senhora do Rocio começou no Catedral Nossa Senhora do Rosário, no centro histórico, percorreu a cidade de Paranaguá até o bairro do Rocio, local onde foi realizado o encerramento das festividades.

De acordo com o padre Sérgio Campos, um dos organizadores da 195ª edição do evento, as romarias e o envolvimento da comunidade local foram fundamentais para o bom desenrolar da festa. "São pessoas que vêm conhecer, pedir e agradecer a mãe do Rocio. Pessoas que tem fé e acreditam em suas bênçãos", explica.

O Bispo Emérito de Paranaguá, Dom Alfredo Novak, 78 anos, se encarregou de dar a benção aos devotos. "A graça divina será eterna para todas as famílias, crianças, adultos e idosos que têm fé e não se desanimaram nem mesmo com a forte chuva que caiu na cidade", proclama.

Para pagar uma promessa, o vigia José Fernandes, 51 anos, percorreu o trajeto com uma imagem de Nossa Senhora do Rocio em mãos. Há cinco anos seu afilhado teve uma ameaça de meningite e como indica o vigia, se curou graças à padroeira. "Quando entreguei a vida do menino para a virgem, ele melhorou. Desde então eu participo da procissão todos os anos. Quando eu morrer, será ele quem vai manter a promessa", declara.

Uma graça atribuída à padroeira também levou a dona de casa Daniela de Souza, 27, até a procissão. Seu filho Marco Antônio, 2 anos, foi vítima de uma pneumonia em seus primeiros dias de vida. Logo após a cura, a fiel prometeu comparecer todos os anos na festividade. "É uma forma de agradecimento. Vou trazer ele sempre, pois a graça recebida de Nossa Senhora do Rocio não tem preço. Seremos eternamente gratos a ela", afirma.

Diversas motos e carros também seguiram a procissão. Segundo informações do Departamento de Trânsito da Guarda Municipal de Paranaguá, não houve problemas por causa da procissão e das festividades.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]