Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tempo

Fim de semana deve ser chuvoso em muitas partes do país

Há previsão de chuvas de curta duração em Angra dos Reis (RJ). Regiões de SP e PR devem enfrentar maior instabilidade

O primeiro fim de semana do ano deve ser chuvoso em muitas partes do país.A área que pode enfrentar maior instabilidade está entre o sul do estado de São Paulo e o leste do Paraná, de acordo com o meteorologista Carlos Moura, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe). "Em princípio, a previsão é de chover continuamente durante o fim de semana todo nesses locais", disse Moura.

Para o Rio de Janeiro, a tendência é de que a nebulosidade diminua nos próximos dias e as chuvas contínuas deem trégua. Em Angra dos Reis, onde a chuva provocou deslizamentos e a morte de várias pessoas nesta sexta (1º), a previsão é de chuvas de curta duração ao longo do dia neste sábado (2). Para o domingo (3), o sol deve predominar durante a manhã e podem cair pancadas de chuva à tarde.

As regiões Centro-Oeste e boa parte da Norte, oeste da Bahia, Maranhão, Piauí, triângulo mineiro e oeste de Minas Gerais, além do centro-oeste do estado de São Paulo e Paraná são áreas sujeitas a fortes pancadas de chuvas a qualquer hora do dia no sábado. A instabilidade deve reduzir em algumas dessas áreas no domingo.

Confira a previsão para o fim de semana segundo o Cptec/Inpe:

Sul

Neste sábado, o dia será nublado e com risco de chuva a qualquer hora do dia no extremo nordeste e centro-leste de Santa Catarina e no Paraná. Para o Rio Grande do Sul, a previsão é de variação entre sol e nebulosidade.

Para o domingo, a previsão é de sol e nebulosidade, com risco de pancadas de chuva a qualquer hora na maior parte da região.

Sudeste

No extremo nordeste de Minas Gerais e no noroeste do Espírito Santo a previsão é de sol com variação de nuvens neste sábado. Na faixa central e sudeste de Minas e na faixa central do Rio de Janeiro, incluindo a capital fluminense, deve haver sol entre nebulosidade variável, com pequena possibilidade de pancadas de chuva à tarde.

No sudeste de São Paulo o sábado deve ser nublado com chuvas intensas em alguns locais ao longo do dia. Na parte leste de Minas, demais áreas do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, a previsão é de sol com nebulosidade variável. Nas demais áreas da região deve predominar sol entre nuvens, com risco de pancadas de chuvas. Em alguns pontos poderá chover forte.

Para o domingo, a previsão é de predomínio de nebulosidade e risco de pancadas de chuva na maior parte da região. Para o litoral norte de São Paulo, a previsão é de tempo instável com chuva a qualquer hora do dia. No leste de São Paulo, na Serra da Mantiqueira e no extremo sul do Rio de Janeiro deve haver sol entre nebulosidade variável com pancadas de chuva à tarde.

Centro-Oeste

Em todas as áreas da região, o sábado deve ser nublado com pancadas de chuva forte em alguns locais a qualquer hora do dia.

Para o domingo, a previsão é de predomínio do sol entre muitas nuvens, com risco de pancadas de chuva a qualquer hora do dia.

Nordeste

No oeste do Piauí e da Bahia e no estado do Maranhão, a previsão para este sábado é de dia nublado sujeito a fortes pancadas de chuva. Na faixa central da Paraíba, de Pernambuco, no oeste de Alagoas e de Sergipe, além do nordeste e sudoeste da Bahia, a previsão é de sol com variação de nuvens.

Nas demais áreas da região deve predominar sol entre nebulosidade variável com risco de pancadas de chuva a qualquer hora.

Para o domingo, a tendência é de pancadas de chuvas isoladas para grande parte da região.

Norte

Para o fim de semana são esperadas pancadas de chuvas na maior parte da região. No norte do Amazonas, em Roraima, no oeste do Amapá e noroeste do Pará deve haver sol com nebulosidade variável. Nas demais áreas da região está previsto sol entre muitas nuvens com pancadas de chuva.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.