• Carregando...

As temperaturas elevadas e o alto índice de umidade favorecem a formação de áreas de instabilidade em todo o Paraná. De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar a previsão do tempo para este fim de semana é de pancadas de chuva em todo o Estado. O quadro é o mesmo que provocou um forte temporal em Curitiba e região metropolitana na madrugada de quinta-feira (15), que derrubou 37 árvores e deixou mais de 136 mil residências sem luz.

A meteorologista Sheila Paz explica, no entanto, que não é possível dizer com antecedência com que intensidade as chuvas podem cair. "Não podemos afirmar se cairá um temporal como o da quinta-feira, por exemplo; dependerá muito das condições do momento", diz. O recomendável, no entanto, é ficar alerta, segundo Sheila. "O verão é uma estação bastante favorável a mudanças repentinas, então não dá para descartar a possibilidade de chuvas fortes".

Na manhã desta sexta-feira (16), técnicos da prefeitura de Curitiba trabalhavam na última etapa da limpeza dos estragos causados pelo temporal que atingiu a capital e região metropolitana na madrugada de quinta-feira (15). De acordo com a secretaria municipal do meio ambiente, as 30 árvores que caíram em vias públicas de responsabilidade da administração municipal já foram removidas e todas as ruas estão desobstruídas. O trabalho se concentrava na retirada de galhos e folhas que se acumularam nos pontos dos incidentes.

Ao todo, 37 árvores caíram em Curitiba por causa dos fortes ventos que acompanharam o temporal. A prefeitura ficou responsável pela remoção daquelas que caíram sobre vias públicas, enquanto o Corpo de Bombeiros trabalhou na retirada das árvores que atingiram residências ou desabaram sobre propriedades particulares. O bairro mais atingido, segundo balanço da secretaria municipal do meio ambiente, foi o Cajuru, que teve 10 das 80 solicitações recebidas relacionadas à queda de troncos ou galhos durante a quinta-feira.

Prejudicado por causa do temporal, o fornecimento de energia elétrica em Curitiba e região estava totalmente normalizado na manhã desta sexta-feira, segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel), excetuando-se algumas localidades mais afastadas do município de Doutor Ulysses, por causa da dificuldade de acesso. Por conta da forte chuva de quinta, 136 mil consumidores chegaram a ficar sem luz, número que havia caído para 6 mil até a noite, depois de trabalhos de manutenção da companhia.

Na capital, o Bacacheri foi o mais afetado dos 31 bairros que sofreram com a falta de energia, segundo a companhia. Mais de 350 pessoas foram mobilizadas para os reparos na rede elétrica.

Previsão do tempo

As áreas de instabilidade deste fim de semana começam a se formar na região Oeste do Paraná e se deslocam em direção leste. "Assim, da mesma forma que aconteceu nos últimos dias, a previsão é que em Curitiba e na região do litoral as chuvas venham a ocorrer mais no final do dia", afirma a meteorologista.

Para esta sexta-feira, de acordo com o Simepar, a temperatura mínima em Curitiba será de 18°C, e a máxima ficará em 28°C. No litoral, no município de Paranaguá, o dia terá mínima de 22°C e máxima de 29°C. Em Londrina, no Norte do Paraná, os termômetros marcam entre 20°C e 31°C. Em Maringá, no Noroeste, os índices oscilam entre 22°C e 30°C.

No Oeste do estado, a temperatura de Cascavel ficará entre 19°C e 30°C e em Foz do Iguaçu entre 21°C e 32°C. Nos Campos Gerais, Ponta Grossa terá mínima de 18°C, e máxima de 28°C. Em Guarapuava, na região Central, a temperatura ficará entre 16°C e 27°C.

No sábado (10) e domingo (11), os índices variarão de 17°C a 29°C em Curitiba; 19°C a 30°C em Paranaguá; 21°C a 32°C em Londrina; 20°C a 31°C em Maringá; 20°C a 31°C em Cascavel; 22°C a 32°C em Foz do Iguaçu; 17°C a 30°C em Ponta Grossa; e 17°C a 29°C em Guarapuava.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]