• Carregando...
Faichecleres: banda agora conta com um novo baixista, Ricardo Junior (primeiro à direita). | Divulgação
Faichecleres: banda agora conta com um novo baixista, Ricardo Junior (primeiro à direita).| Foto: Divulgação

Funcionários da Eletrosul fazem greve de 24 horas nesta segunda-feira

A Eletrosul é uma empresa de transmissão de energia em alta e extra-alta tensão, que atua nos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Leia a matéria completa

Os fiscais federais agropecuários do Paraná entraram em greve na manhã desta segunda-feira (18), aderindo ao movimento nacional da categoria. A greve deve durar até sexta-feira (22). Durante esse período todo o trabalho feito pelos fiscais estará parado. As principais dificuldades em razão da paralisação serão enfrentadas nos setores de exportação e importação de produtos agropecuários.

Os fiscais federais fazem a inspeção dos produtos agropecuários, emitem certificados de sanidade e atestados de qualidade para a entrada e saída dos produtos de origem animal e vegetal no Brasil. De acordo com o presidente da Associação dos Fiscais Federais Agropecuários do Ministério da Agricultura no Paraná – Affama-PR, Clemente Martins, os maiores problemas enfrentados no Paraná acontecerão no Porto de Paranaguá, no aeroporto e nos postos de fronteira, como em Foz do Iguaçu, no Oeste.

Os frigoríficos exportadores do estado também vão ser afetados pela greve, pois os fiscais trabalham em tempo integral nestes locais para emitir os certificados de qualidade. "A greve vai dificultar a entrada e saída dos produtos agropecuários do país. Toda a fiscalização vai ficar parada nesta semana. A Associação Nacional dos Fiscais Agropecuários tem uma reunião agendada para a tarde desta segunda-feira com o Ministério do Planejamento. Vamos negociar, caso não haja uma resposta, a greve vai continuar até sexta-feira", explicou o presidente da Affama-PR. Martins viajou para Paranaguá na manhã desta segunda-feira para conversar com os fiscais que trabalham no porto.

Reivindicações

Entre as reivindicações dos grevistas está a reestruturação da carreira de Fiscal Federal Agropecuário; o pagamento imediato do passivo dos médicos veterinários; a criação da Escola Superior de Fiscalização Federal Agropecuária; e a realização de concursos públicos.

A decisão pela greve no Paraná foi tomada na sexta-feira (15), durante assembléia geral. Com a paralisação, cerca de 260 fiscais no estado vão ficar de braços cruzados. No Brasil inteiro são cerca de 5 mil servidores. A categoria de fiscais federais agropecuários é formada por médicos veterinários, agrônomos, engenheiros agrônomos, engenheiros químicos e zootecnistas.

"Em 2005 o governo assumiu um compromisso com categoria e assinou um documento em que se comprometia a atender as reivindicações dos fiscais. O acordo colocou um fim no movimento de greve realizado na época. Mas, passados quase 2 anos, não tivemos nenhuma mudança. Isto não pode ficar assim", afirmou Martins.

Segundo o presidente da Affama-PR, o início da greve estava previsto para 2 de maio, mas a categoria resolveu adiar o movimento aceitando solicitação do ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, o paranaense Reinhold Stephanes, que pediu o prazo de 60 dias para resolver as pendências, o que não aconteceu.

A categoria vai permanecer em assembléia geral permanente e a decisão pelo final da greve será tomada somente após realização de consulta a todas as associações estaduais. Em Curitiba os fiscais ficarão mobilizados na Associação dos Servidores do Ministério da Agricultura, que fica ao lado do Ministério da Agricultura, no bairro Tarumã.

Atuação

O trabalho dos fiscais federais vai desde a fiscalização das lavouras, frigoríficos, abatedouros e indústrias, até o acompanhamento da comercialização dos produtos vegetais e animais. Os servidores também realizam controle de qualidade dos produtos e são responsáveis pelo registro destes produtos e pelo credenciamento de empresas. Trabalham também em portos e aeroportos na fiscalização dos produtos agropecuários que serão exportados e importados.

Procurada pela reportagem da Gazeta do Povo Online, a assessoria de Stephanes informou que o ministro está numa reunião em Brasília com representantes do setor produtivo. Após a reunião, Sthephanes deve comentar a greve dos fiscais no Paraná e no Brasil.

Mais informações em breve

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]