| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Motoristas que circularem na faixa exclusiva de ônibus da Rua Conselheiro Laurindo, entre o bairro Prado Velho e o Centro de Curitiba, estão sujeitos à multa a partir desta quinta-feira (14). A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) passa a fiscalizar a via. A infração por trafegar em faixas exclusivas é gravíssima, com perda de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa de R$ 194,54.

CARREGANDO :)

São dois trechos de trânsito exclusivo: o primeiro localizado na faixa da direita da via, entre a Rua Chile e a Avenida Sete de Setembro; e o segundo na faixa da esquerda, da Avenida Visconde de Guarapuava até a Travessa Itararé, próximo ao Terminal Guadalupe.

A velocidade máxima permitida na Conselheiro Laurindo é de 60 km/h até a Avenida Sete de Setembro e de 40 km/h a partir do início da avenida, na via calma.

Publicidade

Conversões

Ao longo do percurso, veículos comuns podem fazer conversões normalmente, basta observar os acessos demarcados por linhas pontilhadas. No trecho entre a Rua Chile e a Sete de Setembro, é possível fazer conversões à direita nas ruas Baltazar Carrasco dos Reis e Brasílio Itiberê e nas avenidas Dr. Dário Lopes dos Santos e Silva Jardim. No trecho entre a Visconde de Guarapuava e a Travessa Itararé, é possível realizar conversões à esquerda somente na Travessa Itararé.

Mas atenção: o fluxo dos ônibus têm preferência, portanto, os motoristas poderão passar para a faixa exclusiva apenas no trecho demarcado de acesso para realizar as conversões e somente depois dos ônibus.

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, a faixa exclusiva da Rua Conselheiro Laurindo beneficia 50 mil passageiros transportados por 15 linhas do transporte coletivo – linhas convencionais: Santa Bárbara, Petrópolis, Solitude, Avenida Munhoz/Jardim Botânico, Erasto Gaertner, Guabirotuba, Vila São Paulo, Uberaba e Canal Belém; Ligeirinhos: Santa Cândida/Pinheirinho, Aeroporto, Boqueirão/Centro Cívico, Sítio Cercado (anti-horário), Fazendinha/Guadalupe, PUC/Rodoferroviária.

Veja também
  • Cantor Tico Santa Cruz é expulso de avião que o levaria para Maringá
  • Polícia divulga retrato falado de homem que teria abusado de jovem no ônibus
  • Fabricante diz que suor de policiais e umidade deterioraram coletes no Paraná