• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

“Temperatura em declínio, frio congelante, muitas emoções meteorológicas vêm por aí. Será que você está preparado para isso?” O tom propositalmente apocalíptico da meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo, anuncia o que se pode esperar do clima para os próximos dias: ao que parece, a tal frente frozen (outra brincadeira da profissional) ficou para trás, dando lugar a uma sucessão de massas polares. Isso mesmo, até a próxima segunda-feira (13) são esperadas não apenas uma massa de ar polar, mas várias. E elas já atuaram: em Curitiba, geou nesta quarta-feira (7), em que os termômetros marcaram 3,3° C, e o Paraná já registrou temperaturas negativas, como -2,5 º C em General Carneiro e - 1,3° C em Palmas, de acordo com o Simepar.

“Temos muita geada e neve à vista. O frio de junho está apenas começando. Até o começo da próxima semana o ar polar que já está sobre a região Sul será reforçado por massas polares ainda mais intensas. Serão os sete dias mais frios do ano, pelo menos até agora”, disse Josélia. Haja cobertores (e japonas, aquecedores e bolsas térmicas)!

Galeria: Veja imagens do frio em Curitiba

De acordo com a meteorologista, o frio que começa já nessa quarta-feira (8) e perdura até o início da semana que vem deve superar em intensidade a friaca registrada entre o finalzinho de abril e o início de maio, quando a região Sul registrou temperaturas abaixo de zero por cinco dias consecutivos. No dia 1º de maio, os termômetros do Paraná marcaram -2,2°C em General Carneiro e -1°C em Palmas – mínimas que já foram superadas pelo frio desta quarta.

Saiba onde fez mais frio no Paraná nesta quarta-feira (8)

Leia a matéria completa

Saiba a proporção do frio que nos espera:

Temperaturas recorde

“Nos próximos dias o frio vai bater recordes por vários dias consecutivos e não apenas nas áreas rurais, mas também nas grandes cidades. Em Curitiba e região metropolitana podemos ter temperaturas abaixo de zero. Porque vai haver uma intensificação de ar polar, é realmente a massa polar mais forte que já tivemos até agora”, diz Josélia.

Segundo previsão do Instituto de Meteorologia do Paraná (Simepar), os termômetros de Curitiba devem marcar 0°C já na quinta-feira (8) de madrugada, com máxima de 14° C ao longo do dia; mesmo para as regiões Norte e Oeste, onde as temperaturas são geralmente mais elevadas, deve haver grande amplitude térmica ao longo do dia, com termômetros oscilando entre 3° C e 18° C.

Na sexta-feira (10) e no sábado (11), temperatura continua em queda: mínimas de -3° C em Guarapuava e redondezas, -1° C em Pato Branco e Ponta Grossa e 0°C em Curitiba.

Geada

“Para a população da região Sul, será uma sequência de dias congelantes, com geada generalizada em temperaturas abaixo de zero em muitas localidades dos três estados. Dessa vez, pode gear também na Grande Curitiba e na Grande Porto Alegre. Vai ser um tapete branco de geada”, avisa Josélia. Em Curitiba, o Simepar já confirmou que o fenômeno ocorreu.

Neve

Há maior probabilidade de nevar nas serras gaúchas e catarinense, em cidades de altitude acima de mil metros. Os flocos são esperados para a noite de sexta-feira (10) e no decorrer de sábado (11).

Vento

A massa de ar polar que avança sobre o centro-sul do país também deve provocar vendavais pelos próximos três dias. De acordo com previsão do Climatempo, a velocidade média dos ventos pode variar entre 20 e 60 km/h. Na quinta-feira (9), o Litoral do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul terá mar agitado, com ondas de até dois metros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]