• Carregando...

Os trabalhadores dos Correios no Paraná, que haviam marcado o início da greve para esta quarta-feira (30), vão paralisar as atividades no dia 13 de setembro. A data foi mudada para atender ao calendário nacional, aprovado na plenária ocorrida na cidade do Rio de Janeiro.

"Todos os sindicatos se reuniram e achamos melhor deflagrar a greve no dia 13, caso a empresa não atenda nossas reivindicações. A paralisação será por tempo indeterminado e o objetivo é parar todas as funções", afirmou Nilson Rodrigues dos Santos, diretor do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná (Sintcom/PR).

ReivindicaçãoOs carteiros, operadores de triagem e atendentes dos Correios reivindicam um aumento salarial da ordem de 47,17%, piso salarial de R$ 932, a implantação do plano de cargos, carreiras e salários (PCCS), condições mínimas de segurança nas agências do Banco Postal, a reintegração de trabalhadores demitidos, novas contratações por concurso público e o fim das terceirizações nos Correios, além de outros benefícios. A empresa já fez uma contraproposta, no início do mês de agosto, que foi rechaçada por todos os trabalhadores. A empresa ofereceu um reajuste de 6,3%, baseado no IPCA/IBGE, além de um abono de R$ 400.

Nenhum serviço vai funcionar De acordo com Santos, o serviço de entrega de cartas, sedex e malotes não funcionará. Além disso, as correspondências de empresas que tem contrato com os Correios não serão entregues. "Hoje temos contrato com a Copel, Detran, com empresa de telefonia e com algumas editoras. Enfim, nenhuma atividade do carteiro vai funcionar no período da greve", concluiu o diretor.

No Paraná, cerca de 5,8 mil pessoas trabalham nos Correios. No país, são mais de 108 mil trabalhadores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]