Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Governo confirma cinco primeiros casos de leptospirose

São Paulo - A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina confirmou ontem os quatro primeiros casos de leptospirose causados pelas cheias no Estado. Os pacientes são de Itajaí, Joinville, Guabiruba e Guaramirim, todas cidades atingidas por alagamentos na última semana.

Um quinto caso confirmado, na região de Florianópolis, também pode ter relação com as enchentes, mas ainda está sendo investigado.

A secretaria afirma que outras 109 pessoas estão com suspeita da doença em 18 cidades, mas o número já é maior porque os dados de cada município não são repassados diariamente, segundo o diretor da Vigilância Epidemiológica do Estado, Luís Antonio Silva.

A reportagem contatou as vigilâncias epidemiológicas de dez cidades que sofreram com enchentes. Foram registrados pelos municípios 262 casos de suspeita da doença até ontem.

O lote de exames que confirmou os cinco casos também descartou a possibilidade da doença em 30 dessas 262 pessoas que fizeram o exame.

As cidades com o maior número de suspeitas são Blumenau, com 110; Itajaí, com 58; e Ilhota , com 38. Para ser considerado um caso suspeito, além de apresentar os sintomas da doença, o paciente precisa relatar que entrou em contato com a água da enchente ou freqüentado áreas com indício de esgoto e proliferação de ratos.

Em Blumenau, município com maior número de pessoas com suspeita de terem contraído a doença, apenas 6 dos 110 pacientes estão internados, dois em estado leve e um moderado, de acordo com a Defesa Epidemiológica da cidade.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.