O Hospital de Campanha da Força Aérea Brasileira (FAB), montado em Itajaí, está operando longe da capacidade que tem condições. Nos dois primeiros dias de funcionamento, na segunda e na terça-feira, o hospital de campanha fez 256 atendimentos, enquanto a estrutura montada tem capacidade para atender 400 pacientes num único dia.
Médicos do hospital notificaram oito casos suspeitos de leptospirose e outras situações de doenças respiratórias. Nenhum caso de tétano foi diagnosticado e os pacientes que ainda não foram vacinados estão sendo encaminhados para as unidades de saúde.
O coronel médico Luiz Sérgio Duarte Verbicaro explica que o fato de o hospital não ter atingido o número de pacientes que poderia atender demonstra que a rede pública dos municípios está estruturada. Ele acredita que o movimento aumente à medida que as patologias relacionadas à enchente forem aparecendo.
A reportagem esteve no local na quarta-feira e apenas um paciente estava sendo atendido. O hospital funciona das 8 às 17 horas. A estrutura está pronta para atender cinco especialidades médicas: pediatria, clínica médica, ginecologia, ortopedia e odontologia. Não recebe emergência e os pacientes têm que serem encaminhados de uma unidade de saúde. O local em que o hospital está localizado, na BR-101, possibilita o acesso de pacientes de Navegantes, Ilhota e Gaspar.



