• Carregando...
Policiais se preparam para ação na Vila das Torres, em 2014: reajuste para os praças sai este mês, de acordo com o governo do Paraná | Brunno Covello/Gazeta do Povo
Policiais se preparam para ação na Vila das Torres, em 2014: reajuste para os praças sai este mês, de acordo com o governo do Paraná| Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo

O governo do Paraná incluiu na folha de pagamento deste mês o reajuste de promoções de 1.333 praças – soldados, cabos, sargentos e subtenentes – da Polícia Militar. A partir de agora, todos receberão pelas patentes atuais que possuem. Esses policiais já haviam sido promovidos, mas estavam recebendo salários de patentes anteriores. Apesar disso, todo o salário atrasado deste período com pagamento defasado, ainda não foi depositado e não há data definida para o estado quitar esse débito com os agentes. De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp), o governo estadual está elaborando um cronograma para pagar o passivo. Os atrasos correspondem a quase um ano de salários.

Segundo a pasta, o impacto orçamentário mensal somente para incluir as promoções na folha de pagamento será de cerca de R$ 770 mil. O valor sofrerá aumento já em outubro, em razão da primeira parcela do reajuste salarial dos servidores públicos, fixada em 3,45%. Além disso, a Sesp informou que serão pagas também as promoções de 204 oficiais da corporação. No texto,que está publicado no site da pasta, o governador Beto Richa afirmou que a medida faz justiça à evolução na carreira destes policiais. Segundo a Associação dos Praças da Polícia Militar do Paraná (Apra), vários policiais entraram na Justiça para receber os atrasados. Mesmo com decisões favoráveis, de acordo com a associação, o governo segue recorrendo.

Além das promoções atrasadas, policiais militares cobram também o pagamento da progressão na carreira, um aumento de 5% a cada cinco anos. Mesmo assim, o governo anunciou que estuda a possibilidade de chamar no início do próximo ano novos aprovados no último concurso da PM. Eles já passaram pelas demais fases do processo seletivo e devem ser convocados após finalização de cronograma financeiro-orçamentário a ser realizado em conjunto pelas secretarias da Fazenda, da Administração e Previdência e da Segurança Pública e Administração Penitenciária.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]