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Parte das obras para construção de viadutos, trincheiras e da Linha Verde Norte pode ser financiada pelo Governo Federal. O prefeito Luciano Ducci (PSB) apresentou projetos de infraestrutura que totalizam R$ 165 milhões para o ministro das Cidades, Mário Negromonte, nesta quinta-feira (17), em Brasília. Segundo o prefeito, os projetos podem integrar o Pro Transporte, programa do governo federal que funancia obras de infraestrutura urbana, como vias e faixas exclusivas e pontos de conexão de linhas do transporte coletivo.

A verba foi solicitada para os projetos da Linha Verde Norte, do viaduto da Avenida das Torres e de uma trincheira no Jardim Botânico. O custo total seria de R$ 174 milhões, sendo que o governo federal financiaria R$ 165 milhões e a prefeitura entraria com R$ 9 milhões em recursos próprios.

Projetos

A Linha Verde Norte, que fará a integração de 11 bairros, do Jardim Botânico ao Atuba, vai custar R$ 110 milhões em recursos federais. A via segue com obras do viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral. O projeto já tem financiamento de R$ 51,9 milhões para o primeiro trecho de obras, entre o Centro Politécnico e a Avenida Victor Ferreira do Amaral, aprovado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Para o viaduto da Avenida das Torres com a Rua Francisco H. dos Santos, que faz parte do sistema integrado de mobilidade e da ligação aeroporto-rodoviária, são estimados gastos de R$ 50 milhões. Por fim, a construção da trincheira das ruas Lothário Meissner e Guabirotuba deve custar outros R$ 14 milhões.

PAC da Copa

Na quarta-feira (16), Ducci se reuniu com a ministra do Planejamento, Mirian Belchior, propondo a extensão do contrato de cessão do terreno da Rodoferroviária de Curitiba por um período superior aos dois anos previstos pelo governo federal. A cessão expira no dia 1º de abril e deve ser renovada pela União. O prefeito justifica o pedido com a revitalização do espaço e de seu entrono, com investimentos de R$ 35 milhões, previstos com o PAC da Copa.

A ministra se comprometeu a estudar a questão com a equipe técnica do ministério. Um encontro entre técnicos e representantes da prefeitura deve acertar detalhes do projeto e formalização a proposta da prefeitura.

O projeto de revitalização da rodoferroviária e entorno prevê a reforma e ampliação do prédio (subsolo, térreo, pavimento superior e cobertura), novas salas de embarque e desembarque, nova área para compra de passagens, áreas de estacionamento, acesso de veículos e pedestres e um viaduto ligando Avenida Affonso Camargo à Avenida Comendador Franco.

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