Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Auxílio oficial

Governo mantém 420 policiais na região

Equipes vão se dividir em três grupos para atender os municípios do litoral. Operação Verão será prolongada por, ao menos, uma semana

Voluntários entregam alimentos a famílias isoladas na comunidade de Limeira, perto de Guaratuba: mais de 100 toneladas de mantimentos já foram levadas ao litoral | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Voluntários entregam alimentos a famílias isoladas na comunidade de Limeira, perto de Guaratuba: mais de 100 toneladas de mantimentos já foram levadas ao litoral (Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)

O governador Beto Richa anunciou ontem a criação de um gabinete de emergência formado por diversas secretarias e órgãos para atender os municípios atingidos pelas chuvas no litoral do estado. Antonina, Guaratuba, Morretes e Paranaguá decretaram situação de emergência: 9,6 mil pessoas estão fora de suas casas nessas cidades. Três coordenadorias foram constituídas para organizar as operações. A Coor­­denação de Atendimento Hu­­­manitário, a Coordenação de Construções, Obras e Inter­­ven­­­ções e a Coor­­de­­­nação da Cam­­panha de Soli­­da­­riedade.

As prioridades são as áreas da Saúde e da Segurança, que vão contar com o reforço da Operação Verão, que deve continuar por pelo menos mais uma semana. Os 300 policiais militares e 120 civis ganharam o apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope). As equipes de vigilância em saúde que atuaram na temporada vão permanecer de plantão para atendimentos prioritários em Anto­nina e Morretes. Cinco helicópteros estão se revezando entre transporte de pacientes graves, mantimentos de primeira necessidade, profissionais da defesa civil e de saúde e resgate de pessoas que ainda possam estar isoladas. Até on­­tem, 154 pessoas tinha sido resgatadas.

A Secretaria de Saúde de Estado preparou folhetos de orientação sobre cuidados básicos para o período de enchentes e já enviou kits de material médico hospitalar (gazes, seringa, álcool, tubos de oxigênio), medicamentos (antibióticos, analgésicos, insulina), vacinas antitetânica e para mordidas de animais peçonhentos e hipoclorito de sódio para utilizar na limpeza da água.

Pelo menos mais uma comunidade isolada foi localizada em Paranaguá, na localidade de Cubatão. De acordo com o governo, entre 105 e 135 toneladas de mantimentos e água arrecadados foram encaminhados para o litoral. A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social informou que a prioridade das doações são colchões, cobertores, material de higiene e limpeza e alimentos não perecíveis.

Governo federal

Richa informou que o governo federal se disponibilizou a ajudar o Paraná nas ações de recuperação das áreas afetadas pelas chuvas. O governador conversou durante o fim de semana com os ministros Antonio Palocci, da Casa Civil, Fernando Bezerra, da Integração Nacional, e Nelson Jobim, da Defesa. Bezerra se comprometeu a liberar recursos emergenciais de acordo com a necessidade do estado. "Agora estamos preocupados em enviar socorro às vítimas. Depois disso, faremos um balanço dos estragos e prejuízos e encaminharemos os números ao governo federal. Certamente vamos precisar da ajuda financeira de Brasília", disse o governador.

A senadora Gleisi Hoffmann (PT/PR) disse por meio de sua assessoria que, após conversar com o governador, marcou uma reunião em Brasília com o Ministério da Integração Nacional, para saber quais são as verbas e os recursos que estão à disposição para atender as famílias desalojadas e recuperar pontes e estradas. Segundo ela, o Exército também já está indo para o litoral com suprimentos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.