• Carregando...

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) determinou que a Secretaria de Estado da Edu­cação (Seed) divulgue a classificação dos candidatos que participaram do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de professores e regularize as inscrições. A liminar foi concecida pelo desembargador Abraham Lincoln Calixto ao Sindicato dos Traba­lhadores na Educação do Estado do Paraná (APP-Sindicato), que impetrou um mandado de segurança na semana passada.

Publicado no dia 17 de janeiro, o resultado do concurso foi questionado por participantes. Segundo eles, o sistema de inscrição não computou informações referentes à habilitação, ao tempo de serviço e à especialização dos concorrentes. Com isso, candidatos com mais experiência e mais cursos no currículo acabaram ficando de fora. A liminar do TJ-PR, publicada no final da tarde de ontem, determina que a Seed fixe um "prazo para regularização das inscrições dos candidatos no certame e, após, divulgue nova classificação dos candidatos, discriminando a pontuação final de cada um". A secretaria terá um prazo de dez dias para informar as medidas tomadas.

Ontem à tarde, um grupo de professores foi até a sede da secretaria para pedir mudanças nos resultados. "Não foi uma mobilização planejada, mas um grupo que estava indignado resolveu ir até a secretaria", disse a presidente do APP-Sin­­dicato, Marley Fernandes. De acordo com ela, hoje representantes da entidade vão conversar com a Seed para debater o que será feito em relação ao resultado do PSS. Marley estima que falhas no sistema de inscrição e de classificação do PSS podem ter afetado mais de 10 mil professores.

No sábado, quando o sindicato iniciou a ação judicial, a Seed alegou que apenas em 14 inscrições a Companhia de Infor­­mática do Paraná (Celepar) detectou erros de sistema, e que as pessoas prejudicadas seriam reclassificadas. A secretaria argumentou ainda que podem ter acontecido erros na hora do preenchimento da inscrição, por parte dos docentes. A reportagem tentou ontem entrar em contato com representantes da Seed, mas não houve retorno da assessoria até o fechamento desta edição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]